Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Renata Simões
14/06/2011 10:33



Renata Simões pertence à classe de pintores que se inspiram em um próprio mundo poético, que não estão bloqueados em esquemas próprios da pintura realista, mas são sensíveis às solicitações da fantasia e atentos em seguir, por um fio condutor simbólico-narrativo, um particular tipo de idealização da realidade.
Artista exótica, culta e sensível, que não pode ser classificada de primitiva, cria composições com cores e ambientação da natureza. Seu refinamento chama a atenção do observador, paralelamente à sua habilidade fundamentalmente artística. O sentido da ação motora e de perspectiva lhe permite dar, a cada quadro, uma ambientação física superior em eficácia.
Pintando paisagens exóticas, ricas de luz e de cor, suas criações possuem um sentido cromático, com intensas e acesas contraposições tonais. Essas paisagens, onde terra e céu absorvem uma orgia de tintas, conferem a cenas ou à vegetação que as compõe reflexos e aspectos mágicos evocados com eficácia e convincente linguagem.
Em suas obras a limpidez do desenho, o forte cromatismo, o meticuloso cuidado do detalhe e a atmosfera que elabora alcançam uma intensidade criativa e uma calorosa espontaneidade. Pela autenticidade, suas obras expressam pura poesia, aliás, o mundo poético que nelas se move é evidente e tocante. Ela manifesta algo diferente que é tão somente seu: o modo de reduzir certas cores à sua essência e criar um clima de efeitos sugestivos.
As obras "Vegetação em Anavilhanas" e "Vitórias-régias na Amazônia", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem o amor da artista pelo interior do Brasil, seguindo um itinerário de liberdade pintando a terra, rios, valorizando árvores, casas, céu, flores, enfim, regiões que lhe pedem nome e vida, além do tempo. Sua vocação artística não tem obstáculos, mas cria com uma instintiva paixão e um sentido poético incomum.
A artista
Renata Simões, pseudônimo artístico de Renata Vasconcellos Simões, nasceu em São Paulo em 1969. Interessou-se pela pintura desde os 12 anos de idade, dedicando-se inicialmente a desenhar flores com lápis de cor. Formou-se em direito, profissão que pratica como procuradora do Estado de São Paulo. Pintora autodidata, aproveitou suas viagens de estudo ao exterior para visitar lugares e museus da Europa, Egito e Israel.
Demonstrando ser possível uma nova linguagem na pintura de paisagens, por meio do entrelaçamento de tonalidades, que confere maior vibração e leveza à vegetação, participou de diversas exposições em São Paulo e na Bahia: "Paisagens Brasileiras" (2000) e "Paisagens do Brasil: Um novo olhar" (2001), Museu Náutico da Bahia, Salvador, BA; "Pinturas do Brasil", Espaço Cultural da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo (2002), Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2005), na Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, na Casa da Fazenda do Morumbi e nas bienais internacionais de Florença e de Roma.
A artista foi selecionada para o livro "Itália-Brasil, Arte 2007" e "Arte 2011-2012". Possui obras em diversos acervos particulares e oficiais, no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações