Barba pinta seu amor pela natureza, com autonomia e liberdade espiritual


Os elementos culturais da arte de Barba possuem raízes profundas exatamente no genuíno encanto da terra paranaense. As árvores, as flores, os frutos, a terra, os metafísicos e sonhados personagens que povoam suas telas constituem um mundo poético que a contaminação não privou de genuinidade.
A palheta desse artista possui cores brilhantes, as suas formas um equilíbrio instintivo e a narração é mantida sobre o fio do sentimento e da suavidade. Barba considera cada quadro seu um manifesto ecológico, um grito de alarme, um desafio de protesto contra a desonestidade e as malversações.
Insatisfeito consigo mesmo e com as coisas que o circundam, está sempre pronto a se revelar. O seu "ego" conserva a autonomia e a liberdade espiritual, possuidor que é de uma grande fantasia e uma viva inteligência. Desde sempre suas obras revelam profundo amor pela natureza.
Encontramos em sua pintura uma raridade de sons que acompanha as notas tocantes de uma melodia. O ouvido, sensibilizado pelo sugestivo transporte das notas musicais, consegue no final ritmo e ampla harmonia.
A força do pintor reside no seu potencial. Possuindo um agressivo lirismo comunicador, exprime-se, aparentemente - como na maioria dos artistas chamados de "naifs" -, aquém da cultura, mas na realidade vai muito além, isto é, superando o dado formal alcança um empenho de natureza essencialmente ética.
O artista encontra modos personalíssimos para pintar: tanto sua ética quanto seu empenho de comunicar possuem tensão de natureza fortemente individual. As obras Colheita de arroz e O risco, doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, refletem o lirismo de Barba, característico tanto na natureza do estilo quanto da pesquisa.
O artista
Barba - pseudônimo artístico de Sebastião Carmo Pinheiro - nasceu em 1948, na cidade de Bandeirantes, Paraná. Aos oito anos de idade seu talento já despontava em desenhos e pinturas infantis. Com 19 anos foi morar em Curitiba. Mais tarde fixou residência em São Paulo, para trabalhar como mecânico. Paralelamente, intermeava seu tempo para pintar. A partir de 1969 começou a expor nas praças públicas da capital.
Participou de inúmeras exposições, no Brasil e no exterior, destacando-se, entre elas: Museu Naval da França (1972); Trienal da Bratislava, Eslováquia (1974); Museu Nacional de Belas-Artes, Santiago do Chile; Galeria Charlote, Munique, Alemanha (1975); Festa de Cores, Masp, São Paulo (1976); Evento Uruguaio Brasileiro de Artes, Montevidéu, Uruguai; Bienal Internacional de Roma, Itália (1979); Festa de Cores S Fine Art Gallery, Londres, Inglaterra (1980); Museu Internacional de Arte Naif Anatol Jakovski, Nice, França; Galeria La Pingina, Centro Cultural da União Católica, Roma (2001).
Possui obras em acervos particulares e oficiais, entre os quais: Museu da Pintura Naif Brasileira, Assis, SP; Museu Lemos Brito; Hebrtown, Louzange (USA) e Uoyhaxss (USA); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Recebeu inúmeros prêmios e honrarias por sua participação em salões de artes, mostras nacionais e internacionais. Por seu trabalho no campo das artes foi homenageado com o título de Personalidade do Ano de 1989, pela Câmara Municipal de Barueri.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações