O mundo poético de Márcia Abumansur criado através do jogo de luzes e sombras


Apoiando-se no jogo de luzes e de sombras Márcia Abumansur cria um seu mundo poético e envolvente. Mesmo não se afastando de esquemas figurativos a atenção da artista se dirige sobre as possibilidades da cor, sobre suas reações, sobre a originalidade dos suportes.
Em cada obra, ressalta claramente uma linguagem sóbria, composta, precisa que deixa entrever sua capacidade técnica e artística. Paralelamente à pesquisa estética, segundo cânones que não permitem espaço ao superficial, a artista usa a cor, ora forte, ora acenada, mas sempre dosada para melhor imprimir os conteúdos, as formas e o caminho criativo que entende demonstrar.
A exuberância das frases, que corresponde à sua fervida criatividade, não tolera, com efeito, vínculos de ordem estilística. Em virtude de uma coerência morfológica, multiplicidade de recursos estéticos, diversidade de intuições e o mudar das instâncias, Márcia Abumansur abre o espaço a uma estética pesquisa de idéias e motivações. O todo em contraste com a veemência expressionista das improvisas ascensões e dos bruscos destaques luminosos, próprios do cromatismo da matéria.
Na obra Noite em cor, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a realidade natural é transfigurada e, sem nenhuma concessão descritiva, recriada. Os tons altos prevalecem, a aplicação de cores puras é muitas vezes audaz e agressiva, embora se harmonizem liricamente.
A artista
Marcia Abumansur nasceu em São Paulo, em 1960. Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1983.
Iniciou-se nas artes participando de um curso de fotografia com Antônio Saggese (1975/77). Freqüentou cursos de desenho de estamparia, no Senac em São Paulo (1984); pintura em seda com Fernando Penteado (1990); desenho com Hedva Megged, na Fundação Mokiti Okada, SP (1989) e com João Baptista Novelli Jr, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1994/95); aquarela com Rubens Matuck, SP (1983/85); Beatrice Cron, no Centro Paulus, SP (1991); Kathrin Spring, Basiléia, Suíça (1992); gravura em metal no Museu Lasar Segall, SP (2004).
Participou de diversas exposições, entre elas no Espaço Livre, SP (1985); Galeria Jasmin, SP (1986); XV Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP (1987); I Mostra Nacional de Aquarela da Faculdade Santa Marcelina, SP; Espaço Cultural do Clube Atlético Monte Líbano, SP (1993); Clube XV de Agosto, Socorro, SP (1994); IV Salão de Artes Plásticas e Fotografia de Sto. Amaro, SP; XXVIII Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP (1995); Galeria Jô Slaviero, SP; Centro de Artes, SP (1996); Centro Empresarial, SP (1997); Assembléia Legislativa de São Paulo, SP; Aliança Francesa, SP (1998); Biblioteca Alceu Amoroso Lima, SP (1999); Espaço Cultural Rudolf Steiner, SP (2002 e 2006).
Recebeu medalhas de bronze em acrílica e aquarela no IV Salão de Artes Plásticas e Fotografia de Santo Amaro, SP (1995) e possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações