Autonomia do MP é defendida durante audiência em Santos

A autonomia do Ministério Público foi defendida pelo deputado e 1º secretário da Assembléia Legislativa, Fausto Figueira (PT), durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira, 1º/7, no teatro do Sesc, em Santos. O evento, promovido pelo MP, reuniu cerca de 200 pessoas e contou com as presenças dos deputados federais Mariângela Duarte (PT) e Vicente Cascione (PTB), além do procurador-geral do Estado, Rodrigo César Rebelo Pinho, dos prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa, e de Cubatão, Clermont Castor, do presidente da OAB em Santos, Rodrigo de Souza Ferreira Lira, do capitão de fragata, Hélder Cuia, representando a Capitania dos Portos do município, além de promotores, delegados, advogados e representantes de diversas associações.
"Nós, da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, que recebemos o projeto de lei que reestrutura as carreiras do MP no Estado, semelhante ao da magistratura, apoiamos a luta pelo desatrelamento dos poderes. Um exemplo claro da falta de autonomia do Judiciário aparece quando o Executivo veta a dotação orçamentária para este Poder", afirmou Figueira ao elogiar iniciativa do MP de discutir sua função com a sociedade para melhorar sua atuação.
Por conta de suas visitas aos fóruns da Baixada Santista, Fausto apontou diversas dificuldades enfrentadas pelos magistrados locais: como falta de funcionários; problemas nas varas de família de Santos; e a distribuição dos trabalhos. "A demora da Justiça e a impunidade são fatores muito perigosos. As acusações feitas a nível nacional, muitas sem cabimento, devem ser apuradas por uma Justiça ágil e firme. Tenho profunda confiança no presidente Lula. A esperança venceu o medo e a frustração não pode vencer a esperança", afirmou o 1º secretário.
Compromisso com a democracia
O procurador geral do Estado, Rodrigo César Rebelo Pinho, afirmou que o Ministério Público tem compromisso com a democracia, com a legalidade e com o pacto federativo. "Desde a Constituição de 1988, o MP no Brasil tem atribuições sem semelhantes no mundo, com a tutela de interesses difusos e coletivos. Dentro de um perfil moderno, ele busca soluções judiciais e extrajudiciais com consenso e conversa com autoridades, organizações não governamentais e a população."
Para o deputado federal e vice-líder do governo Lula, Vicente Cascione, a iniciativa da audiência é oportuna. "Precisamos de instituições que cumpram seu dever em todo espectro de poder e o MP é um dos mais respeitáveis e confiáveis do país." Cascione disse temer pela generalização do rótulo de corrupção sobre todos os setores do poder. "Está Estamos vindo à tona o que estava submerso desde o início da República. Por isso, é preciso descobrir este manto e o MP tem um papel muito importante nesta tarefa", avaliou o parlamentar referindo-se à crise política nacional.
A generalização também foi combatida pela deputada federal Mariângela Duarte. "Tem sido insuportável para nós, da base e do partido do governo, sermos bombardeamos seguidamente com acusações levianas". Para a parlamentar, crise quer dizer superação de um modelo. "Por isso, precisamos avançar na construção da cidadania e da democracia, que é tímida e frágil em nosso país. O Ministério Público pode contar com a minha influência para que não atentem contra a sua independência. Este debate é fundamental, porque ninguém melhor do que a população para saber o que é melhor para ela", concluiu Mariângela.
O secretário adjunto do Sesc e membro do Fórum da Cidadania de Santos, Célio Nori, sugeriu, entre outras ações, a ampliação da visibilidade das funções e ações do MP, a implantação de um serviço telefônico e ampliação do horário de atendimento à população, até às 20 horas, em Santos.
ffigueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações