Fórum se reúne em Barretos, no sábado
23/10/2003 20:15



DA REDAÇÃO
O Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, órgão da Assembléia Legislativa, de caráter permanente, criado em setembro de 2003, realiza reunião em Barretos, no sábado, 25/10, das 9 às 13 horas, no Teatro do Grêmio Literário e Recreativo - Avenida Dezenove, 976 - Centro.
O Fórum pretende reunir propostas de longo prazo para o crescimento econômico paulista, em cenário que prevê a superação dos problemas macroeconômicos atuais: realizará audiências regionais para discutir as fragilidades de cada região administrativa e para coletar informações específicas nas diversas áreas do Estado, que possam auxiliar no seu desenvolvimento.
Uma de suas primeiras atividades inclui a discussão do Plano Plurianual 2004/2007 e a do novo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Encomendado à Fundação Seade pela Assembléia Legislativa, o IPRS é um sistema de indicadores socioeconômicos referentes a cada município do Estado, que deverá servir como indicativo para a implementação de políticas públicas. O Fórum resulta de uma parceria da Assembléia Legislativa com a Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), da Unicamp.
Além da pecuária
Situada ao norte do Estado de São Paulo, a Região Administrativa de Barretos envolve 19 municípios, onde vivem 395 mil pessoas. Distante 416 km da capital e a cerca de 100 km de centros urbanos como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, é uma região pouco povoada. Apenas duas cidades superam a marca de 100 habitantes por quilômetro quadrado: Bebedouro (110,9) e Severínia (102,8). Barretos conta 66,1 hab/km2, enquanto que o município de Colômbia não ultrapassa 8,2 hab/km2. Na última década, a população local cresceu 1,13% ao ano - ritmo inferior ao do crescimento vegetativo do Estado.
Com duas instituições particulares de ensino superior e algumas escolas técnicas de segundo grau, o município de Barretos (104 mil habitantes) é a sede da região e já foi conhecido por abrigar a maior concentração de abatedouros e frigoríficos do Estado. Ainda que atualmente continuem muito expressivas as atividades vinculadas à pecuária, de corte e leite, a economia local desenvolve-se em novas direções, como as lavouras de cana-de-açúcar e a indústria sucroalcooleira, e a produção e industrialização de suco de laranja. Ao lado de Bebedouro, Barretos é um dos mais importantes centros de produção e exportação de frutas cítricas.
Em municípios como Altair, Colômbia, Guaraci, Monte Azul Paulista e Severínia, quem mais emprega é a agropecuária. Já em lugares como Barretos, Bebedouro, Olímpia e Viradouro, o maior número de trabalhadores formais encontra-se no setor de serviços. Serviços também gerados pela agricultura que constitui ou atrai novos empreendimentos, como indústrias de fertilizantes, comércio de produtos agrícolas, prestação de serviços ligados à citricultura, ao desenvolvimento de lavouras orgânicas, à criação de gado e ao melhoramento genético. Registre-se, ainda, a tradicional "Festa do Peão" que, desde 1965, atrai uma multidão de visitantes, incentivando diversos negócios na economia local.
Mesmo reunindo uma quantidade relativamente pequena de municípios, o IPRS 1997-2000 aponta heterogeneidade no desenvolvimento da Região Administrativa de Barretos. A configuração é bastante variada, as cidades estão distribuídas pelos cinco grupos de classificação. No agrupamento 1, com bons indicadores nas dimensões riqueza, longevidade e escolaridade, estão classificados quatro municípios; no 2, apenas um; no 3, em que se situam localidades com baixo nível de renda, mas bons resultados sociais, foram identificados cinco municípios. Nos grupos 4 e 5, que reúnem baixos níveis nas três dimensões estudadas, registram-se nove municípios.
O indicador agregado de riqueza revela que, a exemplo do conjunto do Estado, a RAB cresceu entre 1992 e 1997, decaindo no período recente. No quesito longevidade, a maior parte da região ampliou seus escores, mostrando-se crescente em todo o período analisado; só seis municípios regrediram e um manteve-se estável. Onde localidades estão em níveis superiores à média estadual.
Finalmente, na dimensão escolaridade o IPRS aponta que a região barretense elevou em 21 pontos seu resultado, e está situada em nível ligeiramente superior ao conjunto paulista. Com avanços significativos na cobertura dos ensinos fundamental e médio, parte considerável dos municípios ampliaram em mais de 20% a parcela da população jovem com o ensino fundamental completo. Quanto à participação da rede municipal na oferta de vagas do ensino fundamental, somente em nove municípios essa taxa é inferior à média estadual. Mas em cinco cidades ela chega a ser nula.
Mais informações sobre o Fórum e sobre o IPRS no site www.al.sp.gov.br - ícones Fórum de Desenvolvimento e IPRS.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações