Uso responsável de sacolas plásticas é tema de Frente Parlamentar




Foi lançada nesta quinta-feira, dia 6/12, a Frente Parlamentar em Defesa do Uso Responsável de Embalagens Plásticas, que teve apoio de 51 deputados e é coordenada pelo deputado Orlando Morando (PSDB).
Houve a assinatura de protocolo de intenções entre a indústria plástica e o setor supermercadista para a utilização de sacolas plásticas que obedeçam à norma 14.937 da ABNT, de forma que elas sejam mais resistentes, o que possibilitará seu uso em menores quantidades e sua reutilização.
Sacolas plásticas, saiba utilizá-las: o meio ambiente agradece foi o título da apresentação feita por Francisco de Assis Esmeraldo, presidente do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), onde se destacou a importância dos "três erres": redução de consumo, reutilização e reciclagem. Assis disse ser "um contra-senso ambiental não aproveitar o potencial do plástico, que tem o mesmo poder calorífico do diesel".
Henrique Saraiva, diretor-presidente da UsinaVerde, discorreu sobre o processo desenvolvido com a UFRJ, que permite o processamento diário de 30 toneladas de lixo, gerando 440 kWh de energia, que é utilizada na própria empresa. Ele firmou que, com o tratamento adequado, os gases gerados pela queima do lixo não têm impactos ambientais, e o resíduo final, formado principalmente por terra e areia, pode ser aproveitado para a confecção de pisos e tijolos.
O reaproveitamento das embalagens plásticas nos lares brasileiros e a importância do uso responsável do plástico foram comentadas por Pedro Ubiratan, secretário-adjunto de Meio Ambiente, Sussumo Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados, e Adler Teixeira, prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, região que concentra 500 indústrias de plástico. "O plástico não é o vilão, é o material do futuro. Sem ele o mundo pararia", declarou Merheg Cachum, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).
Estiveram presentes o presidente da Alesp, Vaz de Lima, e Célia Leão (ambos do PSDB), que elogiaram a iniciativa, e os deputados José Cândido (PT), João Barbosa (DEM), Olímpio Gomes (PV). Dentre os representantes de entidades, estavam presentes João Sanzovo, presidente da Associação Paulista de Supermercados e prefeito de Jaú; Paulo Dacolina, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico (INP); e Rogério Mani, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações