Yugo Mabe: uma linguagem com luzes, musicalidade e formas nitidamente idealizadas


Desde cedo Yugo Mabe estava predestinado a percorrer um caminho próprio no campo da pintura, um campo minado para os jovens artistas dos últimos anos. O artista adquiriu experiência e domínio que lhe dá o direito de se situar entre os pintores da atual geração. Na sua visão da composição o artista coloca em evidência versatilidade e habilidade criativa com efeitos de iluminadas transparências.
Na obra de Yugo Mabe encontramos aquela mediação entre o sentido universalmente válido de seus conteúdos e o mundo relembrado de um passado recente, feito de movimentos, cores, aspectos que deixam traços marcantes.
Nem a pesquisa, nem a hermenêutica lhe são difíceis: é o Oriente que através do sêmen de um tempo está ainda vivo na alma onde opera uma sensibilidade que fala uma linguagem com luzes, musicalidade e formas nitidamente idealizadas.
Em verdade uma dupla natureza está presente em Yugo Mabe: uma mais clássica e rigorosamente especulativa, outra mais romântica, sentimental e contemporânea. A primeira, expressa por um desenho sólido e arquitetônico de derivação cubista, a segunda confiada a um clima de origem expressionista e lírica.
Entretanto não se trata de um contraste negativo pois nas últimas telas o pintor soube harmonizar e compor os dois aspectos de sua personalidade artística num estilo maduro e unitário.
Em "Vaso de Flores", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o seu pincel percorre a tela com gesto rápido, essencialmente elegante e a composição aglutina cores luminosas e diversificadas, onde se percebe o sentido exato das proporções.
O Artista
Yugo Mabe nasceu em Lins, Estado de São Paulo, em 1955. Formou-se em publicidade e propaganda pela FIAM em 1977.
Participou do Salão Bunkyo, SP (1972 e 1975); Salão Paulista de Belas Artes (1975 e 1982) e Salão Brasileiro de Arte, SP (1978, 1980, 1982, 1984, 1988, 1990); além do 70º Aniversário da Imigração Japonesa (1979); Chapel Art Show, SP (1981 a 2001); 75 º Aniversário da Imigração Japonesa, SP (1983); 7 pintores e suas tendências, Portal Galeria de Arte, SP (1985); Fernando Paz Escritório de Artes, BH, MG (1987); "Visões da Borda do Campo", Marusan Galeria de Arte, SP (1988); "Pantanal: 7 Visões", Visual Galeria de Arte, DF (1990); Hípica de Campinas, SP (1991); International Art Exposicion - Art Miami, (1992); "Portugal-Japão", Museu de Arte Brasileira, SP (1993); "Mabe, a arte de uma família", John Mabe Escritório de Arte, SP (1994); Fundação Mokiti Okada, SP; "7 Samurais da Arte Brasileira", DF; Centenário da Amizade Brasil-Japão, Museu Metropolitano de curitiba, PR (1995); "Tempo Virtual", Espaço Paulista de Arte, SP; "3 Tendências", Bahiarte Galeria de Arte, PH e 8º Salão Brasileiro de Arte, Fundação Mokiti Okada, SP (1996); "Yugo e Manabu Mabe Family", Tsuruya Galery Kumamoto, Japão ( 1999); "Primavera", Portugal (2005); "Arte Gol", SP; Matsuri Aliança, Florianópolis, Sc (2006); Herança Nipônica, SP (2007).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações