Guerra no Brasil: a dos acidentes

Vamos imaginar o Estádio do Morumbi, um dos maiores do mundo, quase lotado, com 68 mil pessoas. Esse total corresponde à população de uma cidade média do Interior de São Paulo, como a tranqüila e progressista Pirassununga, por exemplo. Vamos agora imaginar a metade do estádio lotado ou a metade da população daquela cidade: 34 mil pessoas. Para completar, imaginemos a proporção da tragédia que teríamos se, em apenas um ano, todas essas pessoas desaparecessem. Pois essa tragédia ocorre no Brasil a cada ano e se repete: 34 mil pessoas morrem e 350 mil ficam feridas em acidentes de trânsito ocorridos em 12 meses nas ruas e estradas do país.
Acidentes acontecem, na maioria, por falha humana. Infelizmente, os motoristas e pedestres brasileiros são descuidados. E uma expressiva parcela dos acidentes está ligada ao consumo de bebidas alcoólicas. Pesquisa da Fundação Seade diz que três cidades paulistas têm elevado número de mortes decorrentes do vício de beber. Em primeiro lugar surge Ribeirão Preto, com 44,3 mortes em cada 100 mil habitantes. Depois vem Marília, com 29,7 mortes por 100 mil. Bauru, em terceiro lugar, registra 29,2 mortes.
Convém ressaltar que esses números se referem apenas a mortes em conseqüência de doenças contraídas por meio do alcoolismo, como câncer, enfarte e derrame cerebral. Temos de somar a tais índices um outro fator: mortes por acidentes com motoristas e pedestres que abusaram do consumo de álcool. Isto é pior do que uma guerra!
A intervenção dos Estados Unidos e de países aliados no Iraque, que persiste há mais de três anos, já levou à morte mais de 1.900 soldados americanos, além de centenas de britânicos, italianos, espanhóis e cidadãos de outras nacionalidades. Esse conflito tem sido mesmo terrível, assim como os choques entre israelenses e palestinos, no Oriente Médio. Na Rússia, o povo é obrigado a conviver com outro choque interminável: entre os rebeldes da Chechênia, que buscam a autonomia da região, e os soldados russos. Já na África, persistem guerras internas na Libéria e no Congo. Até a América não está livre de conflitos, a ponto de o Brasil integrar a tropa da paz no Haiti, pequeno e agitado país do Caribe.
O noticiário internacional, portanto, apresenta a cada dia uma infinidade de mortes nessas guerras. Tudo isso sem se falar nos tsunamis, nos furacões, nos terremotos e nos vulcões. E nós, por aqui, poderíamos tirar uma conclusão errônea: a de que o Brasil está livre de tragédias. Na verdade, não bastassem as mortes de vítimas da criminalidade, registramos a cada ano 34 mil mortes no trânsito, o que significa 82 mortes por dia. É como se caísse um grande avião por dia, no País.
O pior é que as autoridades se preocupam em instalar radares nas estradas e câmeras nas ruas, em busca do dinheiro de multas, mas pouco tem sido feito no sentido de prevenir acidentes. Faltam campanhas educativas a respeito desse grave problema. É possível e necessário tornar o trânsito mais humano.
*Afanasio Jazadji é advogado, radialista e deputado estadual pelo PFL.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações