Com criatividade e intuição feminina, Val Santinho pinta em defesa do povo indígena

A pintura de Val Santinho é forte, suas cores são acesas e profundamente harmônicas. A artista opera um expressionismo seu, individual, concebido na liberdade da própria paixão e no empenho do próprio tema. Trata-se de uma mensagem imediata, eficaz. O valor da pintura dessa artista está sobretudo naquela parte mais íntima e mais escondida, mais precisa e mais sincera que elabora.
Trata-se, além de uma excelente pintura, de um grito verdadeiro e independente. Tanto sua paisagem como a ambientação de suas figuras possuem cores de sustentação.
Com pinceladas encorpadas e um desenho movimentado, ela narra o tema escolhido, no caso sobre o modus vivendi dos verdadeiros donos da terra. A artista obedece a um critério de correspondências e progressões da luz. O quadro pintado vivifica, num fervor de estrutura que não basta a si própria.
Sua premissa tonal, aparentemente esquematizada, se enriquece de timbres imprevisíveis. Optando por um realismo onde vê tudo que a cerca, Val Santinho exprime com sua palheta a beleza incomparável da natureza e dos seres que a atraem profundamente.
Artista completa, não faz concessões à sua habilidade. Constrói as figuras com sobriedade e as enriquece de um cromatismo denso, transformando-as em corpos vivos, móveis, que respiram. Sensível aos eternos reclamos de nossos indígenas, participa de seus rituais com sua intuição feminina.
As obras Os verdadeiros donos da Terra, da série Xingu, e Abaeté, doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, são testemunhos de sua criatividade pictórica. Moderna, atenta e disponível à participação ativa, Val Santinho empenha-se em ser mais uma voz em defesa desse nosso povo, usando a pintura para tal fim.
A artista
Val Santinho nasceu em São Paulo em 1950. Realizou cursos de desenho e técnicas de "Pinturas no Brasil no Século XIX e Pintores Vaiantes", na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Participou de diversas exposições coletivas e internacionais no Brasil e no exterior, destacando-se entre elas: "Brazilian Art in Washington, Mostra de Retorno", SP (1998); "Vera Cruz, Um Sonho Paulista", Museu Brasileiro da Escultura, SP; "Energia Cristal", Grupo dos Nove, Galeria Sérgio Longo, SP (1999); "Tendências da Arte", Nini Barontini Galeria, Curitiba, PR; "Brasil 500 Anos", Parque do Ibirapuera, SP (2000); The American School, SP (2001); "São Paulo 450 Anos", Abach, Casa da Fazenda do Morumbi, SP.
Suas recentes exposições individuais: Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, SP (1995); Arte na Rampa, Prodam, Prefeitura Municipal de São Paulo, Ibirapuera, SP (2000); Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, "Simplesmente Mulher" (Fundacc) (2001); "Um Toque de Mulher", Tênis Clube Paulista, SP (2003).
Principais exposições internacionais: "Brazilian Art in Washington", Estados Unidos (1997); Salón Figuration, Critique Paris, França; "Le Corps et son Mouvement", Galerie Everarts, Paris, França (1998); Salon Figuration Critique, Sintra, Portugal; Salon des Indépendants, Espace Eiffel Branly e Projeto Brasil Contemporâneo, Espace Richelieu, Paris, França; World Trade Center, México; 5º Salón Internacional de Barcelona, Espaço Acea, Barcelona, Espanha (1999); "Carnaval Brasil", Ministère des Economies et Finances, Paris, França; Projeto Brasil Contemporâneo "Quinta das Cruzadas", Sintra, Portugal (2000); "Amazônia", Berliz'Arte, Lisboa, Portugal (2001); 1ª Rassegna Internazionale D'Arte, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Castelo Piccolomini, Celano, Itália; "Made in Brazil", United States District Court, Maryland, Estados Unidos; Punto D'Incontro, Rassegna Internazionale, D´Arte, Poesia e Música, Palazzo Principi Pignatelli, Roma, Itália (2002); Biennale Internazionale de L´Arte Contemporanea, Florença, e Biennale Internazionale de L´Arte Contemporanea, Roma, Itália (2002 e 2004).
Val Santinho recebeu diversos prêmioscomo menções honrosas, troféus, medalhas de bronze, de prata e de ouro.
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