Ministra poderá ser convidada a prestar esclarecimentos à CFO


As votações da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia nesta terça-feira, 25/3, sob a presidência de Bruno Covas (PSDB), começaram com uma polêmica em torno dos termos convite e convocação. A origem do debate foi o pedido de vistas apresentado pelo deputado Estevam Galvão (DEM) aos requerimentos de Mário Reali e Enio Tatto, ambos do PT, convidando a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e convocando o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, a comparecer à comissão.
Segundo Tatto, a distinção se deveu ao fato de a Assembléia ter a prerrogativa de convocar autoridades estaduais, mas caber apenas ao Congresso Nacional fazer o mesmo com autoridades federais. Respondendo a Jorge Caruso (PMDB), que indagou por que o mesmo termo não pode ser empregado para dirigir-se com "mais delicadeza" aos secretários de Estado, Reali lembrou que os convites não são previstos pelo Regimento da Casa. "Recorremos a essa palavra simplesmente porque não dispomos de outro modo para possibilitar a vinda da ministra", disse ele.
Waldir Agnello (PTB) lembrou que em 2005 apresentou projeto de resolução instituindo a figura do "convite" no Regimento da Casa. "Mas ainda não foi aprovado e estou de acordo em endereçar um convite à ministra", afirmou. Para Vitor Sapienza (PPS), a propositura de Agnello resolve a questão apenas em parte. "Apesar disso " ponderou " concordo que a figura regimental do convite fique definida porque os dois termos encerram conotações muito diferentes".
A idéia é que Dilma Roussef esclareça as dúvidas dos deputados a respeito do Plano de Aceleração do Crescimento para São Paulo, enquanto Mauro Ricardo Costa deve informar sobre pagamento de precatórios e transferência de depósitos judiciais para a conta única do Tesouro estadual.
Com a confirmação do pedido de vistas por parte de Estavam Galvão, os requerimentos não puderam ser votados nesta reunião.
Calendário de audiências
A comissão também discutiu a fixação de um calendário, proposto por Reali, para as audiências públicas referentes ao PPA deste ano. Segundo o petista, essas audiências terão de acontecer, no máximo, a partir de 12 de maio. "Do contrário, não teremos tempo hábil para cumprir a agenda necessária", lembrou a deputado. Vítor Sapienza apoiou a proposta, mas ressaltou a necessidade de se organizar um grupo de trabalho para acompanhar o encaminhamento que o executivo dará às emendas decorrentes dessas audiências.
Outra providência tomada pelos deputados foi a mudança do dia das reuniões das terças para as segundas-feiras. A alteração foi motivada pela indicação de membros da comissão como líderes de suas bancadas " o Colégio de Líderes reúne-se às terças-feiras. São eles: Enio Tatto, líder da Minoria, e Jonas Donizette, que assume a liderança do PSB.
Além disso, os parlamentares aprovaram pareceres favoráveis a 22 projetos de lei e parecer contrário de Vítor Sapienza ao projeto do deputado Gilmaci Santos (PRB), que autoriza o executivo a anistiar parcialmente débitos com IPVA.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações