Acervo Artístico: Uma interessante revelação do subconsciente na remontagem artística de Roberto G. Crivellé


Tinguely representou na escultura o fim do arcaísmo, pelo fato que introduziu o último arcaísmo possível, aquele da máquina destruída. Tendo o elemento movimento perdido seu valor espacial, o acento foi posto mais sobre a aparência do que sobre a essência.
Escandalizar e chocar eram da própria natureza mesma de Dada e do surrealismo. Em nossos dias existe a mesma provocação, pois o público está bem mais treinado na brincadeira e os artistas não necessitam lançar tantos desafios. Esse é também o caso de Roberto G. Crivellé, para quem a arte é um campo fértil para delirar, sonhar e trabalhar com o que aparece entre suas mãos do artista.
Descobrindo a poesia das coisas usadas colocadas ao "rebut" e dando-lhes um novo valor nas composições criadas, dois fenômenos aparecem: primeiramente, uma nova apresentação de objetos comerciais e industriais, onde o elemento criador se reduz a uma escolha interessante revelada do subconsciente e, segundo, a "assemblage" de objetos ou a montagem desses já reunidos, operação na qual o artista procede com sutileza e ou ironia.
Suas composições esculturais revelam uma extraordinária habilidade na manipulação dos materiais e a capacidade de intuir as potencialidades existentes na seleção de cada peça. Como na melhor tradição "dadaísta" o espaçamento sistemático perseguido pelo escultor continua também na escolha dos títulos de suas obras.
Os objetos originais são submetidos inicialmente por Roberto G. Crivellé a uma perda de identidade e, enfim, sem nome, representam o mundo das coisas banais a um tempo banidas pela estética. Grande parte dessa produção chegou perto da fronteira que a separa da criação plástica, sem tê-la ainda superado. Não é o caso da escultura "Desencantos", Prêmio de Aquisição da Assembléia Legislativa e incluída no Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, cujo aspecto evidencia o real elaborado com absoluta criatividade.
O Artista
Roberto Gabriel Crivellé, nasceu na cidade de Barcelona, Espanha, em 1936, onde freqüentou diversas escolas artísticas. Na infância, aprendeu desenho e pintura com seu pai. Em 1954, formou-se mestre em Joalheria Artística pela Escola de Ofícios Artísticos da capital catalã, Barcelona. No ano de 1960, mudou-se para o Brasil, radicando-se em São Paulo, onde passou a se dedicar a esculturas metálicas.
Possui uma extensa e significativa apresentação artística de exposições e prêmios, participando de diversos salões oficiais, notadamente no Salão Paulista de Belas Artes (2003), onde recebeu a Grande Medalha de Ouro e o premio de Aquisição da Assembléia Legislativa.
A partir de 1972 participou de importantes exposições coletivas e, e depois de 1979 passou a expor individualmente em todo o País, destacando-se entre outras do: Panorama de Arte Atual Brasileira (1978); Museu de Arte Moderna de São Paulo; 1º Encontro Nacional de Escultores, Penápolis, SP; "Cem anos de escultura no Brasil", Museu de Artes de São Paulo (1982); 50º, 52º e 54º Salão Paulista de Belas Artes, SP (1988, 2001 e 2003).
Criou e executou a escultura do Prêmio Miguel de Cervantes, concurso literário patrocinado pela Embaixada da Espanha no Brasil. Suas obras constam em Acervos de Pinacotecas e Museus brasileiros, além de inúmeras coleções particulares, nacionais e estrangeiras.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações