Acervo do Museu de Arte completa cinco anos de sua instalação
27/08/2007 18:15




Exatamente há cinco anos, em 29 de agosto de 2002, a Assembléia Legislativa inaugurava com 67 obras a primeira fase de seu Acervo Artístico numa solenidade presidida pelo deputado Walter Feldman, então presidente da Casa, afirmou na ocasião: "Se esta é a Casa do Povo paulista, então o povo tem de cuidar desta Casa. Temos de ter a contribuição de todos os que compreendem a democracia, as pessoas pouco sabem como participar da Casa, do plenário, das comissões. O acervo artístico será, então, mais uma forma de aproximar a sociedade da Casa".
O deputado Hamilton Pereira, na época 1º secretário da Mesa, relatou na ocasião que, desde a primeira reunião ficou clara a necessidade de modificar o lay-out da Casa com a introdução de obras de arte. "Este é um dos momentos mais importantes da Assembléia Legislativa, salientou. A Casa do Povo não poderia prescindir da arte e da cultura. A arte é como a síntese da humanidade, o que ela produziu de mais belo em sua história. Este acervo artístico está transformando um ambiente taciturno em um local resplandecente de luz e de cor".
Por sua vez, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia destacou em seu discurso a ação prodigiosa desta Casa em benefício do restabelecimento da democracia no país. Salientando ainda que um dos desafios daquela Mesa da Assembléia fora criar uma ação cultural e um acervo permanente na Casa. E concluiu: "A iniciativa é uma homenagem aos 3.500 funcionários da Assembléia e aos milhares de visitantes que poderão ficar mais perto da cultura brasileira e das representações artísticas."
Projeto do painel São Paulo
Em setembro de 2004, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, recebeu em seu gabinete, o consagrado pintor Rodrigues Coelho, que lhe apresentou um estudo para o painel São Paulo, a ser instalado no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, em comemoração aos 170 anos da criação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O pintor descreveu na ocasião que o painel seria constituído de 12 módulos e medindo 14 metros de comprimento e 4 metros de altura, incluindo fatos importantes da história paulista, desde a fundação de São Paulo, em 1554, até nossos dias.
A inauguração da grande obra se deu a 11 de agosto de 2005, em cerimônia presidida pelo deputado Rodrigo Garcia e com a presença de inúmeros parlamentares, representantes do corpo consular, autoridades civis, militares e grande número de artistas. O descerramento da obra deu-se ao som do poema sinfônico Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss, executado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático Musical de São Paulo e, em seguida, o rapper Danilo Hernandes leu poesia descrevendo a pintura.
Na ocasião, o professor Rodrigues Coelho descreveu a trajetória da criação da obra e o interesse de homenagear a Assembléia Legislativa no ano em que comemorava os 170 anos de sua fundação. A seguir, Massarani analisou pormenorizadamente o painel doado, seja do ponto de vista histórico quanto artístico.
Formalização do Museu do Parlamento
Antes de seu discurso, Rodrigo Garcia homenageou o autor da obra outorgando-lhe a Ordem da Constituição, instituída pela Assembléia, oportunidade em que ressaltou a importância da doação, sobretudo porque, instalada no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, tornou-se o portal de entrada do novo Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Após o concerto sinfônico, a Mesa Diretora, constituída ainda pelos deputados Fausto Figueira e Geraldo Vinholi, assinou o ato que formalizou a instituição do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reunindo na época cerca de 800 obras de arte.
Reconhecimento internacional
Nestes últimos anos, a Assembléia Legislativa tem recebido reconhecimentos internacionais através de medalhas e diplomas pela criação do Museu, que, por seu ineditismo, tem sido considerado o único museu de arte do gênero instalado num Parlamento.
Este ano, já com 1.025 obras e tendo em vista a preocupação da atual Mesa Diretora de desenvolver ainda mais as atividades culturais, musicais e artísticas, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença outorgou ao Legislativo Paulista a Grande Medalha Lorenzo De" Medici, o Magnífico.
A importante distinção atribuída a cada cinco anos por aquela entidade reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas, Unesco, União Européia e Governo Italiano foi entregue ao presidente Vaz de Lima pelo superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações