A mitologia dos seres irreais da escultora Pita Hirs

O figurativo permanece a matriz insubstituível da linguagem plástica de Pita Hirs. A artista apresenta uma decisiva vontade de libertar-se do narrativo, para assegurar às formas um valor a elas intrínseco.
Os últimos resultados de sua busca constituem a coerência de sua ação. Parece-nos que, desde o início, a artista evitou as pressões externas dos modismos, as tentações em direção a aventuras, para empenhar-se rumo ao um conceito próprio do fato plástico: fazer da escultura um organismo potencial da participação humana.
A exemplo de todo artista respeitoso da tradição, Pita Hirs esculpe na pedra ou no mármore, molda com resinas e pó de mármore, e ainda modela para fundir em bronze, a fim de definir a obra dentro de um sistema de volumes variavelmente articulados nas suas relações espaciais e vinculadas a uma série de superfícies disformes de extrema finura, prontas a acolher o fluir da luz, e em virtude dessa, dar vida à própria escultura.
Esse sistema de volumes, que o antigo discurso reabsorve e elimina, faz com que a obra se situe no espaço em razão dos próprios valores estruturados sem todavia desaparecer, mas potencializando aquela motivação "humana" de que o artista não pode abdicar e que constitui, por conseqüência, o início do ato criativo.
Misto de fantástico, mistério e ocultismo, "O Grito", obra em resina e mármore, oferecida ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho pela escultora Pita Hirs, bem representa a libertação da artista de uma realidade cotidiana convencional.
E o resultado dessas formas irreais, de temperamentos diferenciados que surgem através de técnicas e materiais diversificados, estimula o tato do observador e o convida a uma busca arqueológica de nosso passado longínquo, bem próximo de seres mitológicos da cultura africana.
A Artista
Pita Hirs nasceu em São Paulo. Diplomou-se em Artes Plásticas pela FAAP - Faculdade Armando Álvares Penteado, tendo estudado com Nicolas Vlavianos, Carlos Árias e Juliana Pedrazza. Em 1974 e 1976, foi monitora da Bienal de São Paulo.
A partir de 1978, participou de diversas exposições coletivas, destacando-se: Jovens Artistas, Oficina de Gravura, São Paulo (1978); 1ª Exposição Contemporânea de Santo André (1979); IV Expo-Oficial, Matão (1979); 2ª Exposição Contemporânea de Santo André (1980); Galeria Pindorama (1981); Exposição MIS - Museu da Imagem e do Som (1982); IV SAPE, 1º Prêmio, Prefeitura Itú (1983); Ano Zero, FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo (1983); Equus, Tenda Galeria, São Paulo (1984); Expo Sul, CPAM 2 Transbrasil, São Paulo (1985); Bunkyo Expo, Fundação Bunkyo, São Paulo (1986); Abstrações, Galeria Blue Life, São Paulo (1990); Preto e Branco Vila D´Arte Galeria, São Paulo (1991); Exposição de 20 anos da Múltipla Galeria de Arte, São Paulo (1992); A Escultura ao Alcance de Todos III, Fundação Mokiti Okada, São Paulo (1992); A Escultura ao Alcance de Todos IV, Fundação Mokiti Okada, São Paulo (1993); Arte da Paz, Fundação Mokiti Okada, São Paulo (1994); XVII Leilão, Salão B´nei B´rith, São Paulo (1995); Futebol em Arte, Galeria de Arte André, São Paulo (1998); Mulheres do Terceiro Milênio, Galeria de Arte André, São Paulo (2000).
Realizou exposições individuais, no Múltipla Galeria de Arte, São Paulo (1989); Sculptures BACI - Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, Washington, USA (1991); Galeria Lucia Dantas no Espaço de Artes, São Paulo (1992); Galeria de Arte André, São Paulo (1995); "Cara a Cara", Nova André Galeria, São Paulo (2002).
Uma escultura de sua autoria, intitulada "Homenagem à Forma" e realizada em concreto, encontra-se instalada na Praça Luiz Carlos Paraná, esquina com a Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações