ONGs preparam documento contra política de controle de drogas proposta pela ONU


Para consolidar uma posição da sociedade civil brasileira sobre a política internacional de drogas a ser levada à reunião da Comissão sobre Entorpecentes da ONU, em março do ano que vem, em Viena, a 2ª Reunião Preparatória sobre a Posição do Brasil frente à Política Mundial de Drogas reuniu representantes de organizações não governamentais, pesquisadores, acadêmicos e membros de instituições governamentais nesta terça-feira, 16/12, na Assembléia Legislativa.
"Precisamos propor um novo sistema para o controle de drogas, porque o que está atualmente em vigor, baseado na contenção e no proibicionismo, não atingiu as metas a que se propôs e ainda levou a um aumento do poder do crime organizado e à estigmatização do usuário de drogas", afirmou Luiz Paulo Guanabara, secretário executivo da ONG Psicotropicus. A organização foi a promotora do evento, em parceria com a Rede Brasileira de Redução de Danos (Reduc) e com o apoio da Foundation Open Society Institute, instituição norte-americana liderada pelo financista George Soros.
"O proibicionismo, que equivale a uma cruzada moral, foi consagrado em todas as convenções da ONU e é um consenso planetário: vale para a direita e para a esquerda, para a democracia e para a ditadura", avaliou o advogado criminalista Cristiano Maronna, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (Ibccrim).
Em uma apresentação resumida das três convenções da Organização das Nações Unidas sobre as drogas, Maronna mostrou como a posição oficial dos países-membros passou da necessidade de autorização legal para a posse de drogas ilícitas (1961) à proibição " exceto para fins médico-científicos " do uso de substâncias constantes de uma lista (1971), para chegar à exigência de incriminação da posse e compra de drogas ilegais para consumo pessoal (1988).
O advogado considera evidente o fracasso dessa posição e propõe uma política realista fora da proibição " "Não-incriminação não significa necessariamente legalizar", observa ", um ponto intermediário e racional que substitua a proibição e a repressão pela prevenção.
O deputado Simão Pedro (PT), presente à reunião, disse estar satisfeito em contribuir para o encontro e encorajar o debate. "As políticas da ONU e dos governos têm se mostrado ineficazes nessa área", afirmou.
Embora sem direito a voto, as ONGs poderão ler declarações em Viena, na plenária da Comissão sobre Entorpecentes, cuja presidência já apresentou um anexo para discussão entre os países-membros. "O anexo mantém a mesma política vigente. Precisamos pressionar o governo para que o Brasil faça uma crítica a essa proposta", disse Guanabara.
No documento que os participantes do encontro vão preparar devem ser incluídos temas como o respeito aos direitos humanos no controle das drogas e a integração a programas de saúde, dos quais, segundo o secretário da Psicotropicus, os usuários acabam afastados.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações