Audiência pública debate os possíveis resultados da fusão entre Sabesp e Emae
.jpg)
.jpg)
Uma audiência pública para discutir a reestruturação acionária da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a composição da participação da Sabesp como acionista aconteceu nesta terça-feira, 3/11. O evento foi promovido pela Liderança do PCdoB na Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Pedro Bigardi, com o apoio do PT, do PSOL e de vários sindicatos. Estiveram presentes os deputados Adriano Diogo e Rui Falcão, ambos do PT, e Carlos Giannazi, do PSOL.
Os parlamentares ressaltaram que a fusão da Emae com a Sabesp está envolta em falta de informação à população e aos trabalhadores. Adriano Diogo leu trecho de texto extraído do site da Sabesp dizendo que a empresa "firmou um acordo de confidencialidade com a Emae quanto à futura aquisição de ativos". Diogo destacou a política de alienação do patrimônio público praticada pelo PSDB e considerou que "é inadmissível haver uma operação desse porte sem o conhecimento do povo e dos sindicalistas, como se fosse uma operação apenas de mercado".
O representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), René Vicente afirmou que "a geração de energia e o saneamento não podem ser tratados dentro de uma caixa preta".
Em relação à ausência de representantes do Executivo, Giannazi propôs que a questão fosse levada ao Colégio de Líderes, com a finalidade de haver a convocação de algum representante do governo do Estado para prestar esclarecimentos sobre o tema. O parlamentar afirmou que é preciso reforçar a resistência à reestruturação acionária, "que é uma forma de acabar com a Emae".
Wilson Marques, da Federação de Trabalhadores Industriais Urbanos do Estado de São Paulo, destacou que a luta contra a privatização do serviço público teve início em 1995, quando o PSDB chegou ao governo de São Paulo.
O deputado Rui Falcão acusou o governo paulista de "se pautar pela ausência de diálogo e pela falta de respeito à população e ao servidor", e se opôs à política de privatização paulista.
Outras questões levantadas na audiência trataram da situação em que ficariam os funcionários da Emae após a fusão; do rumo que teriam os contratos já firmados pela Emae; da prestação de serviços de controle do fluxo de água e de sua qualidade; e da geração de energia. Participaram ainda dos debates Carlos Reis, do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo; Gentil Freitas, do Sindicato dos Eletricitários de Campinas; Marcos Duarte, do Sindicato dos Eletricitários da Baixada Santista; Jesus Garcia, do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia); Eduardo Annunciato, da Federação Nacional dos Trabalhadores de Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema); e Arthur Risso, do Sindicato dos Gasistas de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações