Cursos para a terceira idade colaboram para um envelhecimento saudável, conclui especialista




A Assembléia paulista realizou nesta quarta-feira, 21/9, audiência pública que discutiu a experiência da Faculdade da Maturidade e sua contribuição para o envelhecimento saudável. A faculdade, que funciona na Faculdade de Guarujá desde 1999, oferece gratuitamente à população com mais de 45 anos capacitação profissional na área de Turismo. A experiência já resultou num site na internet com indicativos turísticos de Guarujá, Santos e São Vicente.
Durante o evento, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), fundadora da Frente Parlamentar pelo Envelhecimento Saudável, comemorou a 25ª audiência da frente, e destacou a importância da aprovação do Estatuto do Idoso. Para a deputada, o estatuto ainda vem sendo implementado e deve demorar alguns anos para que seja aplicado em sua totalidade.
O coordenador do curso, professor e vice-diretor da Faculdade de Guarujá, Walter Batista de Souza, fez uma palestra sobre a experiência da Faculdade da Maturidade, e destacou também a necessidade de lutar para assegurar os direitos da pessoa idosa, num tempo em que o culto ao corpo e à juventude imperam e as oportunidades de trabalho não se oferecem nem mesmo para os jovens: "Estamos em um país em que só a lei não nos garante os direitos, mas é preciso sempre muita luta para assegurá-los", afirmou.
Também durante a audiência foram expostas pesquisas contendo dados sobre a vida da população de mais de 60 anos, com indicadores de consumo, de atividades culturais e de trabalho. (veja box).
No final da audiência, apresentou-se o Coral do Centro do Professorado Paulista (CPP), sob regência da maestrina Heloísa Junqueira.
Alguns números sobre o idoso
Segundo o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Qualidade de Vida, os franceses com mais de 60 anos são 60% da população. Além da casa própria e da garantia de serviços de saúde, 80% gastam suas aposentadorias com carros de alto padrão, 50% com produtos de beleza. Além disso, 60% freqüentam eventos culturais, como concertos, exposições, teatro e cinema. Também na Alemanha, fora a garantia de moradia e serviços de saúde, a aposentadoria dos idosos com mais de 60 anos permite que gastem de 6 a 10% com lazer, e de 4 a 9% com transporte.
No Brasil, apenas 20% da população sexagenária tem padrão semelhante ao europeu. É uma faixa com maior escolaridade, fixada nos centros urbanos.
Dados do Dieese demonstram que 62% das pessoas com mais de 60 anos aposentadas são chefes de família e, dessas, 54% vivem com os filhos e os sustentam. Assim, a maior parte dos gastos vai para alimentação, saúde e vestuário. Os dados são de 2000.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações