Secretária Maria Lúcia Vasconcelos vai depor na Comissão de Educação


14/06/2007 20:30

Compartilhar:

Giannazi em reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GIANNAZZI MAU_0087.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado e professor Carlos Giannazi (PSOL), a Comissão de Educação aprovou no dia 13/6 requerimento convocando a secretária estadual de Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, para explicar à comissão a grave crise da rede estadual. Ela confirmou presença na próxima terça-feira, 19/6, às 15h. A sessão será pública.

Segundo o deputado, a crise na educação se configura pela falta de estrutura material e humana, superlotação de salas, escolas de lata, falta de segurança, corte do programa Escola da Família, aulas aos sábados, arrocho salarial etc.

O deputado, que está lutando para aprovar a instalação de uma CPI da Educação na Assembléia Legislativa, criou a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e pretende convocar a ex-secretária da Educação Rose Neubauer e o ex-secretário Gabriel Chalita para responderem questões relacionadas ao verdadeiro fracasso da política educacional implantada por eles e que resultou em uma das piores e mais deprimentes avaliações de desempenho de alunos do Estado de São Paulo em comparação aos demais Estados brasileiros, feitas recentemente pelo Ministério da Educação, através do ENEM e do SAEB.

"Não é possível que diante de toda essa crise educacional e da degradação e deterioração da rede estadual, que vêm prejudicando várias gerações de crianças, adolescentes e profissionais da educação, ninguém seja punido por crime de responsabilidade. E pior do que isso é que até agora a Secretaria de Educação não apresentou nenhuma proposta consistente e sensata para resolver esse grave problema", disse o deputado Carlos Giannazi, que está tentando colocar em votação o projeto de lei que institui o Plano Estadual de Educação, construído pela sociedade civil, parado desde 2003 na Assembléia Legislativa.

cgiannazi@al.sp.gov.br

alesp