Servidores e setores de esquerda organizam resistência à reforma da Previdência

DA REDAÇÃO
Reforma da Previdência foi o assunto de dois encontros na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, 19/5. O primeiro deles reuniu entidades representativas dos servidores públicos estaduais, com a finalidade de definir uma agenda de mobilização e de debates em torno dos projetos de reformas nos âmbitos federal e estadual. O outro foi promovido pelo deputado estadual Renato Simões (PT), pelo deputado federal Ivan Valente (PT-SP) e pela vereadora da Capital Flávia Pereira (PT).
O seminário organizado por esses parlamentares petistas destinou-se a discutir os impactos da reforma da Previdência nos regimes previdenciários do Estado e dos municípios. Segundo Renato Simões, a intenção é deflagar um debate ampliado sobre as propostas de reformas federal e estadual, envolvendo bases parlamentares, movimentos sociais e organizações sindicais, de maneira a situar a posição daqueles que defendem teses à esquerda da atual política econômica.
Musculatura ideológica
Ivan Valente disse que remar contra a corrente aumenta a musculatura intelectual e ideológica. Na sua avaliação, os setores de esquerda representados no Congresso Nacional que se opõem à proposta do governo federal não se resumem àqueles que fazem um tipo de crítica" individualizada e descolada", denominados "radicais" pela mídia. Os críticos silenciosos dentro e fora do PT devem começar a se posicionar, advertiu Ivan Valente.
Para o deputado, o conceito de reforma, como está colocado, carrega uma distorção, já que o projeto do governo federal, ao invés de promover a inclusão e justiça social, tem um caráter de confisco e visa tão-somente resolver um problema de caixa da previdência. Ivan Valente destacou que o mercado está apostando tudo na reforma, como um modo de tirar o país da zona de risco da moratória.
"A pressão pela reforma e a pressa em aprova-la vêm no bojo de um conjunto de medidas exigidas pelo FMI, como o aumento de juros e do superávit primário, a autonomia do Banco Central e a privatização dos bancos estaduais. A lógica do capital financeiro é assegurar o pagamento da dívida externa com fluxos constantes."
Corrigir as distorções
Depois de apresentar números sobre o quadro dos regimes geral e especial de previdência e elencar algumas questões de fundo do financiamento da previdência, como a dívida ativa de empresas, prefeituras e estatais e a falta de contrapartida do Estado, que deixa de pagar sua parte como empregador, Ivan Valente apontou algumas medidas que considera positivas para corrigir as distorções. Destacou o estabelecimento de um teto, subtraindo privilégios hoje existentes, o aumento do tempo de permanência no setor público e no cargo para a aposentadoria e o incremento da máquina arrecadatória.
Sem desprezar o princípio do equilíbrio atuarial do sistema previdenciário, Ivan Valente enxerga uma resistência do governo em colocar para debate público o caráter estatal da previdência complementar. Segundo ele, a proposta federal vai no sentido de consagrar o regime de capitalização em detrimento de um sistema de solidariedade, baseado no vínculo solidário entre gerações.
No encerramento do seminário, o deputado Renato Simões anunciou que outros encontros entre parlamentares e representantes de movimentos sociais devem acontecer para tratar a proposta de reforma previdenciária a ser encaminhada à Assembléia pelo governo do Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações