Sam: atmosfera fluida de traço, forma e imagem, com um cromatismo envolvente


Sam pinta por uma necessidade primitiva. Ele encontra sua motivação exterior no próprio ato em que se manifesta e se materializa o gesto. Suas pinceladas não bloqueiam as formas na estabilidade de uma estrutura de desenho-luminosidade, mas fragmentam o tecido matérico numa quantidade de traços e de manchas que encontram unidade e harmonia no movimento geral da composição.
Na possibilidade comunicativa da cor e na gestualidade que identifica traço, forma, imagem e linguagem numa única síntese operativa, o artista encontrou a verdade de sua mensagem, que não pede somente para se liberar por necessidade própria, mas aspira ser aceita num diálogo onde a pintura deseja ter a substância do dom e o significado de um rito antigo.
Neste sentido, sua pintura está ligada às tradições da cultura popular pela qual nenhuma graduação, nem de mérito, de substância ou de procedimentos, é possível entre arte, artesanato e metier.
Para escapar de uma clausura interior e da monotonia da vida reclusa, Sam se lançou nestes últimos anos à pintura com paixão. Sua natureza sensível despertou para um novo caminho e ali encontrou um fértil campo de ação.
A obra Subindo o Rio Mississipi, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos transmite, através de um cromatismo envolvente, a atmosfera fluida e noturna criada pelas antigas embarcações que subiam o maior rio americano.
O artista
Sam, pseudônimo artístico de Samuel Pinheiro da Silva, nasceu em São Paulo, em 1958. Após concluir o ensino fundamental, foi durante anos metalúrgico em empresas da capital. Morou no Jardim São Bernardo e, posteriormente, na Vila São José, onde se iniciou na pintura e instalou o seu ateliê.
De 1999 a 2001, como reeducando, prestou serviços junto à Secretaria de Recuperação de Bens Culturais, Artísticos e Ambientais, onde se especializou no restauro de móveis e edificações antigas. Paralelamente, no Parque da Água Branca, sede daquela secretaria, exercia atividades artísticas, expondo ao ar livre e dando aulas de pintura a pessoas da terceira idade.
Atualmente, além de pintar quadros, tem se dedicado a pintar grandes murais em edificações públicas no interior do Estado, inspirando-se em motivos da natureza.
Realizou diversas exposições no Parque da Água Branca e no Espaço Cultural da Funap (Fundação de Amparo ao Preso) e tem programada uma mostra individual para o Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa.
Possui obras em varias coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações