Sessão solene na Assembléia homenageia bandas e fanfarras paulistas





O Parlamento paulista realizou sexta-feira, 23/6, sessão solene para homenagear as bandas e fanfarras do Estado de São Paulo, a requerimento do deputado Marcelo Bueno (PTB), que presidiu os trabalhos.
Trabalhar intensamente para concretizar a volta do campeonato estadual das bandas e fanfarras e contribuir para o crescimento e desenvolvimento das corporações musicais foram os compromissos reiterados por Marcelo Bueno na solenidade que homenageou cerca de 400 agremiações paulistas, políticos e entidades incentivadoras do setor. O evento, realizado no plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, reuniu centenas de pessoas vindas de diversas cidades do interior do Estado.
O parlamentar reconheceu o trabalho dos jovens músicos, regentes e organizadores em prol da cultura no Estado. "O papel social desempenhado pelas bandas e fanfarras ultrapassa a simples questão de entretenimento, uma vez que tira das ruas jovens aparentemente sem futuro. Por meio dessas agremiações, garantem-se, no banco das escolas, aprendizado e objetivos de vida. Temos de lutar pela volta do campeonato estadual e por todos os mecanismos de incentivo às atividades das corporações musicais", disse Bueno, autor de dois projetos de lei que beneficiam as bandas e fanfarras de São Paulo.
O primeiro é o de número 324/06, que institui o 4 de agosto como o Dia Estadual das Bandas e Fanfarras. Já o PL 300/06 tem o objetivo de transformar a cidade de Cubatão, palco dos maiores eventos promovidos pela Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban), na Capital das Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo. "A idéia é prestar reconhecimento à cidade que abriga os maiores eventos envolvendo essa modalidade de corporação musical, destacando o município como detentor de excelência nesse segmento e ampliando o interesse pelo resgate da cultura brasileira", diz o parlamentar.
Pronunciaram-se também Roberto Augusto Vasquez, coordenador do último certame de bandas e fanfarras do Estado; Luiz Antônio Pronunciato Caetano, diretor do Instituto Cultural Santa Isabel; Cavino Rocha Tanese, presidente da Ocifaban; Silvaldes Aparecido Ferreira, presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto; Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da Afaban; Luiz Carlos Costa, vereador do município de Cubatão; Valmir Rosa, presidente da Câmara Municipal de Serrana; Gilson Eduardo Kurtz, representante do prefeito José Carlos Tallarico Júnior, da cidade de Capão Bonito, e Clermont Silveira Castor, prefeito de Cubatão.
Clermont Castor recebeu das mãos de Marcelo Bueno uma placa de homenagem. "Acredito que o futuro de muitos jovens começa a ser traçado por meio da participação em corporações musicais como bandas e fanfarras. Eu mesmo, que na juventude seguia para o caminho errado, fui resgatado quando passei a participar das bandas. E, com o tempo, tornei-me médico. É um grande prazer apoiar este segmento e incentivar seu desenvolvimento em todo o Estado", disse o prefeito.
A Tribuna
Um dos homenageados durante a sessão foi Eduardo Santini, representante do sistema A Tribuna de Comunicação, que ao longo de sua história dedicou-se a incentivar as apresentações de bandas e fanfarras em todo o litoral paulista.
Outros homenageados foram maestros, regentes, empresas fabricantes de instrumentos musicais, o portal da internet "Planeta Bandas" e o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (Afaban), Luiz Carlos Ferreira de Araújo.
Entre as personalidades homenageadas estavam Márcio Mazzi Moraes, do Pontal "Planeta Bandas"; José Carlos Martinho Ferraz, diretor da Fanfarra Marcial Independente Águias Negras; Aparecido Maurício César, da empresa César Som Instrumentos Musicais; Gilberto Damazzo, que representou o vereador Carlos Alberto Bezerra Júnior, da Câmara Municipal de São Paulo; Júnior Luiz Villas Boas, da Banda Marcial do Senai Luiz Varga; Arnaldo Ramos de Freitas Neto, da Fanfarra Marcial Independente de Pirassununga (Famip); Luiz Fernando Guilherme, da empresa Jog Instrumentos Musicais; o prefeito municipal de Cordeirópolis, que foi representado pelo maestro Jeremias Caetano; José Carlos Tallarico Júnior, prefeito de Capão Bonito, representado por Gustavo Kurtz; Roberto José Filho, da Banda Marcial Municipal de Santa Cruz da Esperança; Milton Ferreira Fontelas, da Banda Marcial Municipal de Cristais Paulista; Wilson Lucchese Dias, da empresa Odery Drums Instrumentos de Percussão Ltda; o vereador Valmir Rosa, presidente da Câmara Municipal de Serrana; Francisco Bertoncelo Danieleto, prefeito de Bocaina, representado pelo maestro Ronaldo Aparecido Lopes; Graciete Laura Simões, diretora da Fanfarra Estudantil da Escola Municipal Padre José de Anchieta; Lucília de Castro Ferraz, diretora da Banda Marcial da Escola Municipal Mateo Bei; Roberto Guariglia, da empresa Contemporânea Instrumentos Musicais; Roberto Ricci, da RCF Scavone Instrumentos Musicais; Teodoro Chiarantano Pavão, gerente da Carbocloro S.A. Indústrias Químicas; e Luiz Carlos Costa, vereador à Câmara de Cubatão.
Durante as homenagens, a Banda Marcial Santa Isabel apresentou o Hino Nacional e outros números musicais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações