Parlamentares e sindicalistas denunciam falta de estrutura do Cerest

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira
Parlamentares e sindicalistas puderam confirmar, na tarde de sexta-feira, 11/2, a precariedade com que vem funcionando o Centro de Referência para Saúde do Trabalhador de Sorocaba e Região (Cerest) desde a sua implementação, há cinco anos.
A visita, organizada pelo deputado Hamilton Pereira (PT) e o vereador Francisco França (PT), contou com a participação de representantes da subsede da CUT de Sorocaba, dos Sindicatos dos Metalúrgicos, do Papel e Papelão, dos Condutores e dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário, do membro do Conselho Municipal de Saúde, José Marcos de Oliveira, além do vereador Arnô Pereira (PT).
O Cerest, criado em 1997 a partir da Lei nº 9.655 de autoria do deputado Hamilton, deve ter como finalidade, não só prover a assistência médica, como também implementar a ação preventiva e de fiscalização das condições de trabalho na região de Sorocaba, além de promover a reabilitação e reinserção no mercado de trabalho, numa parceria entre o estado, a prefeitura, as empresas e os próprios trabalhadores.
Segundo Hamilton Pereira, com a estrutura que o Cerest possui hoje é praticamente impossível cumprir a finalidade para a qual foi criado. Atualmente, o Cerest ocupa duas salas do prédio administrativo da Policlínica, possui "alguns" equipamentos de fisioterapia, segundo o Administrador da Policlínica, Dr. Luis Antônio Areco, que foi quem recebeu a comissão, e atende aos trabalhadores somente no período da manhã.
"É um absurdo que o Cerest, com a finalidade para a qual foi criado, acabe funcionando com o que sobra da estrutura da Policlínica", protestou Hamilton. "Para poder prestar o atendimento que os trabalhadores de toda essa região precisam, o Cerest necessita de uma estrutura específica para essa finalidade", completou. Além do médico responsável pelo Centro de Referência, Dr. Roberto José Dini, o Cerest conta, para seu funcionamento, com uma assistente social e um funcionário do INSS.
O conselheiro da saúde, José Marcos, lembrou que o Centro de Referência recebe uma verba do Governo Federal, através de convênio com o Ministério da Saúde, para atender aos trabalhadores não só de Sorocaba, mas de toda a região. "Não é aceitável que os trabalhadores tenham seu retorno à atividade profissional postergado por terem que entrar na fila geral do atendimento à saúde", lembrou José Marcos. "Já discutimos esses problemas por outras vezes no próprio Conselho e não podemos mais postergar as iniciativas para mudar essa situação", completou.
O vereador França se comprometeu a agendar uma reunião com o Dr. Roberto José Dini para saber das necessidades do Cerest e discutir formas para ajudar a garantir um melhor funcionamento do Centro. "Não estamos aqui para encontrar culpados da situação em que se encontra o Centro de Referência, mas para unir forças para mudar essa situação de uma vez por todas", afirmou o vereador.
Histórico
Fruto de uma luta que teve início em 1991 e envolveu 45 sindicatos e associações de toda a região, o Cerest foi implementado no dia 1º de maio de 2000, cinco anos após a apresentação e aprovação na Assembléia Legislativa, do Projeto de Lei para sua criação, de autoria do deputado Hamilton Pereira.
O Centro foi criado com o objetivo de atender os trabalhadores de Sorocaba e Região, vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais (LER), que antes precisavam viajar a São Paulo e Campinas para receber o tratamento de recuperação para suas lesões.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações