Delegação cubana é recebida na Assembleia

O cônsul geral de Cuba em São Paulo, embaixador Carlos Trejo, a consulesa Georgina Németh e María Eugenia Guerrero, irmã do cubano Antônio Guerrero, preso nos Estados Unidos, visitaram a Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 1º/12. Os visitantes foram recebidos no plenário da Assembleia a convite da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba, acompanhados pelos deputados Raul Marcelo (PSOL), que coordena a frente, Vicente Cândido (PT) e Pedro Bigardi (PCdoB).
Os três parlamentares se pronunciaram reiterando que está entre as iniciativas da Frente Parlamentar buscar a soltura dos cinco cubanos presos injustamente nos EUA desde 1998. Antonio Guerrero, Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino e Fernando González são considerados heróis em seu país por denunciarem ações articuladas por grupos terroristas em território americano contra a ilha socialista. A campanha internacional pela libertação dos patriotas ganhou peso após o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos da ONU ter declarado que os cubanos haviam sido julgados sem a necessária objetividade e imparcialidade, além de estarem submetidos a violações, dentre elas a proibição de visitas de familiares. O posicionamento da comissão da ONU data de maio de 2005.
Hernández foi condenado a duas penas perpétuas mais 15 anos, Guerrero e Labañino, a uma perpétua cada, Fernando González, a 19 anos e René González, a 15 anos.
Em outubro deste ano, a Justiça Federal de Miami ressentenciou Antonio a 21 anos e 8 meses de detenção, após a Corte de Apelações, sediada na cidade de Atlanta, ter anulado as sanções impostas ao cinco por considerá-las incorretas.
"Queremos solicitar ao presidente Barack Obama, com a prerrogativa que ele tem, que solte os cinco presos e a gente possa ter a restituição do devido processo legal e da justiça na acepção plena da palavra", frisou Raul Marcelo. De acordo com a legislação norte-americana, o presidente dos EUA pode libertar os presos em decisão monocrática.
comunicação@raulmarcelo.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações