Assembléia debate os desafios da Guarapiranga






"Precisamos dar condições de financiamento para investir na recuperação das áreas degradadas do manancial da Guarapiranga e criar instrumentos rigorosos para coibir a ocupação de áreas preservadas", ponderou o deputado Donisete Braga (PT), que coordenou o debate Os Desafios do Desenvolvimento Econômico Sustentado na Região da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, promovido pela Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentado dos Municípios do Alto Tietê na manhã desta terça-feira, 18/4.
Segundo dados apresentados pela coordenadora do Programa Mananciais, do Instituto Socioambiental (ISA), Marussia Whately, entre 1991 e 2000, houve um crescimento de 38% da população na área da Guarapiranga. Grande parte desse crescimento concentra-se no município de São Paulo, aumentando ainda mais o déficit na área de saneamento, com 73% dos esgotos despejados nos rios e na própria represa. "Essa ação reflete na qualidade da água da região, e a tendência é piorar. Precisamos de um conjunto de investimentos na área de saneamento para suprir esse déficit, com ações integradas entre o Estado e as prefeituras", advertiu.
Marussia Whately aproveitou a oportunidade para anunciar o seminário Guarapiranga 2006, um dos eventos que marcará os 100 anos da represa, com a discussão de temas como a proposição de ações para uso sustentado do território e de diretrizes de fiscalização e licenciamento integrado da bacia.
"Os grupos de trabalho estão buscando uma proposta eficiente e integrada na regulamentação da Lei dos Mananciais e, em meados de maio, já devemos fechar um documento que deverá ser apresentado ao titular da Secretaria de Meio Ambiente", anunciou a coordenadora da Câmara Técnica de Trabalho do Subcomitê Cotia-Guarapiranga, Carmem Gomes, que também falou da necessidade de se buscar o investimento necessário para promover recuperação e proteção na área de mananciais.
Maria Terezinha Alves, da Secretaria do Meio Ambiente, salientou a preocupação da pasta em tornar a gestão da lei mais participativa, contemplando os anseios dos cidadãos, representados pelos seus prefeitos e pelo próprio Estado.
Para José Merli, prefeito de São Lourenço da Serra e presidente do Subcomitê Cotia-Guarapiranga, que encampou a frente dos prefeitos pela aprovação da Lei dos Mananciais, no final de 2005, "a preocupação dos prefeitos é promover o crescimento sustentável e ordenado que proporcione uma melhor qualidade de vida aos munícipes". Ele anunciou que, agora, a luta dos prefeitos é pela regulamentação da Lei 9.146/95, aprovada pela Assembléia paulista há 11 anos e que repassa uma quota do ICMS aos municípios situados em áreas de mananciais, e por isso impedidos de promover o desenvolvimento local.
Ao final do encontro, o deputado Donisete Braga aproveitou para anunciar os próximos seminários temáticos que acontecerão em maio. Entre os assuntos tratados estarão questões como a mobilidade, com foco no impacto ambiental do rodoanel Mário Covas para o manancial da Guarapiranga, e a habitação nas áreas de proteção.
Participaram do debate o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael, representantes de prefeituras e de legislativos municipais e pessoas ligadas a organizações de defesa do meio ambiente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações