Seminário sobre agricultura familiar


03/09/2007 11:05

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias na abertura de seminário sobre agricultura familiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PEDRO TOBIAS AGRICULTURA FAMILIAR A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público especializado comparece ao evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PEDRO TOBIAS AGRICULTURA FAMILIAR B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou na tarde de segunda-feira, 27/8, em Bauru, da cerimônia de abertura do seminário "Caminhos da Assistência Técnica e Extensão Rural para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar", promovido pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Preocupado com a expansão da monocultura da cana-de-açúcar na região, Pedro Tobias disse que as autoridades e a sociedade devem refletir sobre o assunto e procurar trabalhar em parceria para reverter o êxodo rural cada vez mais evidente. "A usina de álcool traz investimento, mas também miséria e desemprego, e ninguém sabe quem é o proprietário. Temos que trabalhar para fortalecer a agricultura familiar e os pequenos produtores rurais, dando subsídios, assistência técnica e respeito para fixar o homem no campo. A usina é boa para o patrão, mas é ruim para os municípios que ficam com os problemas sociais", ressaltou o deputado Pedro Tobias, que foi muito aplaudido no evento.

Aproveitando a presença maciça de técnicos da Fundação Itesp, Pedro Tobias disse que os profissionais têm um papel muito importante no processo. "Vocês têm diálogo constante com o homem do campo e devem insistir em convencê-los a ficar no meio rural como símbolos dessa luta de resistência à monocultura da cana", destacou o deputado, colocando-se à disposição dos profissionais na Assembléia Legislativa.

Além de Pedro Tobias, a solenidade de abertura contou com as presenças do secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey; do diretor-executivo da Fundação Itesp, Gustavo Ungaro; do coordenador da CATI, Francisco Simões; do representante do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cássio Trovatto; e do representante da Federação da Agricultura Familiar, Nivaldo Siqueira Gomes.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp