Cônsul da China visita a Assembléia Legislativa


21/06/2007 16:21

Compartilhar:

Li Jiaoyun e Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Consulesa Li Jiaoyun (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O fortalecimento na parceria entre a China e o Brasil foi o tema predominante na visita da cônsul-geral daquele país em São Paulo, Li Jiaoyun, ao presidente da Assembléia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 21/6. A representante daquele país disse a Vaz de Lima que as relações comerciais e tecnológicas entre os dois países têm crescido muito nos últimos anos.

A China, segundo Li Jiaoyun, é responsável pelo ingresso de quase US$ 2,5 bilhões na balança comercial do Brasil, e se tornou "o segundo maior parceiro comercial do Brasil". Ainda segundo a cônsul, a comunidade chinesa no Brasil, de aproximadamente duzentas mil pessoas, se dedica especialmente ao comércio e à prestação de serviços em restaurantes, e estão muito bem ambientados ao nosso país.

Vaz de Lima manifestou interesse em visitar a China e disse que acompanha a evolução chinesa no cenário mundial. "Quando se fala da China, todos os indicativos são grandes", afirmou. O presidente também se inteirou sobre a venda de 100 jatos da Embraer àquele país e explanou sobre o tratado de cooperação entre o Centro Tecnológico da Aeronáutica brasileira e a China referente a lançamentos de satélites.

A forma como a população chinesa tem vivenciado a abertura de mercado por parte governo chinês foi abordada por Vaz de Lima. Os principais objetivos daquele governo, segundo Li Jiaoyun, são "a geração de em­pregos, o desenvolvimento econômico e a alimentação. É uma luta para se construir uma sociedade harmoniosa", concluiu.

alesp