CPI da Eletropaulo: Trevisan afirma que não houve ilegalidade na privatização




A CPI que investiga supostas irregularidades na privatização da Eletropaulo na Assembléia, presidida pelo deputado Antonio Mentor (PT), colheu nesta terça-feira, 13/5, o depoimento de Antoninho Marmo Trevisan, presidente da BDO Trevisan, Auditoria, Advisory Services e Tributos, empresa que participou como consultora do processo de venda da estatal. O empresário veio acompanhado por seu sócio Luiz Nélson Araújo, que coordenou o trabalho de avaliação da Eletropaulo.
Em resposta à indagação do relator João Caramez (PSDB) sobre a ação que corre na Justiça questionando o valor do patrimônio da Eletropaulo, também vendido no processo de privatização, Trevisan afirmou que não houve ilegalidade na venda desses bens. O contador e empresário explicou que se faz muita confusão entre venda de patrimônio e venda de uma empresa. Para ele, "uma empresa é algo vivo, inclui um princípio de continuidade. Se ela, enquanto empresa, não gera lucro, seus bens patrimoniais têm pouco valor".
Respondendo a outra indagação do relator, Trevisan falou que sua empresa não participou da elaboração do modelo de privatização da Eletropaulo. O contador afirmou também que a privatização atendeu às determinações legais tanto federais como estaduais.
Segundo esclareceu ainda Trevisan, sua empresa fez o que se denomina Serviço A, ou seja, avaliou o fluxo de caixa futuro da Eletropaulo à época (no ano de 1997), em que se iniciou o processo de licitação para a privatização da estatal. Trevisan esclareceu que o fluxo de caixa futuro é uma avaliação dos lucros futuros que dada empresa pode gerar e baseia-se em metodologia de origem inglesa, adotada mundialmente. "Em todos os continentes é adotada essa mesma modelagem, aceita tanto por compradores como por vendedores (de estatais que são privatizadas)", disse ao referendar o método utilizado na avaliação feita pela BDO Trevisan.
Próximas oitivas
A CPI aprovou na mesma data cinco requerimentos de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB). Dois deles convocam Eduardo Anunciato, secretário-geral do Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo, e Antonio Ganin, superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para comparecerem à CPI para prestar esclarecimentos sobre o processo de privatização.
Dois requerimentos solicitam documentos pertinentes ao assunto à Aneel e ao Conselho Regional de Engenharia (Crea/SP), e um pede ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SP) para avaliar se seria possível a este órgão fazer perícia nos balanços da AES Eletropaulo desde 1998, qual o prazo e o preço para sua realização.
A reunião teve ainda a participação dos deputados Enio Tatto (PT), José Bittencourt (PDT), Jonas Donizette (PSB), Fernando Capez (PSDB) e Aldo Demarchi (DEM).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações