Audiência pública ouve moradores desalojados da zona sul da capital




A Comissão de Direitos Humanos realizou nesta quinta-feira, 17/9, uma audiência pública para debater a reintegração de posse do terreno da ocupação Olga Benário, localizado no Parque do Engenho, no Capão Redondo, na zona sul da capital, no dia 24/9.
Os deputados Adriano Diogo, Vicente Cândido, Marcos Martins e Simão Pedro (todos do PT), e Fernando Capez (PSDB) solidarizaram-se com as centenas de pessoas despejadas presentes na reunião. Eles repudiaram a violência policial e comprometeram-se a procurar mitigar a situação das famílias.
O deputado Enio Tatto (PT) apresentou fotos da "verdadeira batalha" que se tornou a desocupação do terreno, pertencente à Viação Campo Limpo, feita pela Tropa de Choque da Polícia Militar. Nessa ação foram utilizadas bombas de gás lacrimogêneo, jatos de água e houve a destruição e incêndio das moradias. Ele apontou ainda que o governo estadual teria prontas e sem utilização centenas de unidades habitacionais, e que viria, ano a ano, reduzindo as verbas orçamentárias para a habitação.
Desalojados reclamam de violência e pedem política habitacional
Na audiência pública realizada nesta quinta-feira, 17/9, pela Comissão de Direitos Humanos, Felícia Mendes Dias, coordenadora do Fórum de Moradia e de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e do Conselho Municipal de Habitação, disse que essa reintegração de posse realizada no Capão Redondo "é exemplo da política habitacional dos governos estadual e municipal para famílias com renda até três salários mínimos". Essas 800 famílias desalojadas em agosto perderam a sua dignidade, além de suas casas, móveis, documentos e meios de trabalho, disse.
Irineu, representante da Frente de Luta por Moradia (FLM), repudiou a violência do despejo e disse que os poucos pertences que alguns moradores puderam salvar do incêndio ou da demolição dos barracos foram recolhidos e não estão acessíveisa seus proprietários. Ivonete Araújo, também da FLM, criticou a falta de sensibilidade social da juíza que assinou o mandado de desocupação e cobrou do proprietário do terreno indenização pelas perdas dos moradores.
Também da FLM, Osmar falou que a ação no Capão Redondo não foi nem será a única, e pediu o cumprimento de promessa do governo do Estado de construção de moradias pela CDHU. O terreno da Viação Campo Limpo, afirmou, tem dívida de milhões de reais de IPTU e de INSS, portanto poderia ser desapropriado e entregue para uso das famílias estão desabrigadas. Eufrásia e Carina, ex-moradoras da ocupação Olga Benário, cobraram ação do Poder Público para amparar as famílias desalojadas. Maria do Planalto, da ocupação Alto Alegre, da zona leste da capital, prestou solidariedade e disse temer que o terreno onde mora seja o próximo a ser desocupado.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, José Cândido (PT) anotou as sugestões e, acatando sugestão de Adriano Diogo, afirmou que marcará audiência na CDHU para solicitar a desapropriação do terreno e construção de unidades habitacionais no local.
Requerimento aprovado
A comissão também aprovou requerimento, do deputado Adriano Diogo, pedindo a realização de audiência pública pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de São Paulo para ouvir representantes de comunidades, autoridades públicas e especialistas sobre violência em operações policiais em comunidades, como as recentemente ocorridas em Heliópolis e Paraisópolis, na capital paulista.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações