Assembléia dá posse aos deputados-jovens paulistas

DA REDAÇÃO
Iniciativa de caráter inovador, o Parlamento Jovem abriu espaço para uma ousadia própria da juventude: Fábio de Sá e Silva, que é surdo, foi escolhido presidente pelos deputados jovens. Fábio pertence ao minoritário Partido dos Direitos Humanos e se elegeu com projeto que torna obrigatória a presença de um intérprete de libras (linguagem de sinais) em órgãos e instituições públicos e privados que façam atendimento público. Do mesmo partido, Dennis Rocha de Lima, que se locomove em cadeira de rodas, foi escolhido vice-presidente. Com isso, os jovens deram um recado ao Parlamento e à população: está na hora de a sociedade repensar o papel dos portadores de necessidades especiais em todos os setores.
A eleição da jovem Mesa Diretora foi uma das principais etapas de uma cerimônia em que a diplomação e o juramento solene marcaram a entrada de 94 alunos do ensino médio no mundo formal da política. Ao tomar posse de seus mandatos, nesta sexta-feira, 14/11, na 5ª edição do Parlamento Jovem, estudantes paulistas assumiram o compromisso de, como parlamentares por um dia, discutir os problemas do Estado e apresentar propostas para temas como a violência, a alfabetização de adultos, a inclusão social e os direitos dos portadores de necessidades especiais.
Na presidência dos trabalhos, o deputado Vanderlei Macris (PSDB) diplomou os deputados jovens, assessorado pelo 1º secretário, Emidio de Souza (PT), e pela 4ª secretária, Maria Lúcia Prandi (PT). Em nome dos 93 diplomados (houve uma ausência), a deputada jovem Raquel de Oliveira, eleita pelo Partido da Natureza, leu o juramento.
A chapa Renovação Jovem, encabeçada por Fábio de Sá e Silva, foi eleita com 82 votos, quase uma unanimidade. Dennis Rocha de Lima foi eleito vice-presidente, Filipe Falcão (Partido da Habitação) é o 1º secretário e Giovanna Mabellini (também do Partido dos Direitos Humanos), 2ª secretária. A chapa adversária, Democracia Jovem, constituída apenas por mulheres, teve oito votos. Três deputados se abstiveram de votar. Proclamado o resultado, o deputado Vanderlei Macris anunciou a presença do deputado jovem Diego Milão, que presidiu o PJ 2002, para transmitir o cargo ao novo presidente.
"Aqui o jovem pratica a cidadania, aprende e se prepara para o futuro", disse Macris, ao comparar o Parlamento Jovem a uma grande escola de cidadania. "O Parlamento de São Paulo é de vocês, jovens paulistas", finalizou.
Deputados e jovens deputados
Para o ex-deputado César Callegari, um dos propositores do PJ, juntamente com a deputada Célia Leão (PSDB), o evento é um grande exemplo para o país, neste ano em que se completam os 180 anos da instituição do Parlamento no Brasil. "Todo o processo que envolve a preparação do Parlamento Jovem sinaliza a construção de um conjunto de novos valores para a sociedade brasileira", ressaltou.
"Os jovens não só fazem o futuro, mas garantem o presente", afirmou a deputada Célia Leão, acrescentando que "todos que aqui estamos participamos de um esforço coletivo, ajudando a construir um país melhor".
Para o 1º secretário Emidio de Souza, é muito importante trazer para dentro do Parlamento a inquietude da juventude, que permeia todas as questões que afligem nosso tempo: insegurança, saúde, educação. "Os deputados paulistas devem refletir sobre as propostas que vocês hoje fazem", ressaltou.
Se para os parlamentares experientes o PJ revigora a prática parlamentar, para os estudantes que se tornam deputados jovens o evento é importante por incentivar a participação .
"A partir de minha primeira participação no PJ, em 2000, melhorei muito meu engajamento político na sociedade", confirma o deputado-jovem Leandro Martinez, reeleito pelo Partido da Agricultura. Para ele, é importante mudar a imagem negativa que os jovens têm da política: "Os jovens estão desinteressados pela política porque pensam que todo mundo que milita nesse meio é bandido. Temos que mudar essa imagem."
Escolhido líder do Partido da Juventude, pelo qual se elegeram seis deputados, o deputado-jovem André Luiz Antoniel apresentou projeto que visa à erradicação das drogas nas escolas. "Depois que conheci a Assembléia Legislativa, seu funcionamento, comecei a me interessar mais por política, a política correta", disse. "O Parlamento Jovem é um grande aprendizado e precisa ser mais divulgado, pelos próprios deputados, nas escolas", completou.
Com 33 deputados eleitos, a maior bancada do PJ 2003, o Partido da Educação escolheu para liderá-los Lucilena Bueno, que apresentou projeto criando programa para a prática da cidadania nas escolas. "O estudante tem o dever de praticar ações sociais em sua escola, em sua cidade, em seu país. Meu projeto quer incentivar essa ação cidadã nas escolas", explicou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações