Lançada a Frente Parlamentar Pró-Segurança Urbana



Com amplo destaque para a importância da atuação das guardas civis municipais, foi lançada nesta segunda-feira, 7/12, sob a coordenação do deputado Roberto Felício (PT), a Frente Parlamentar Pró-Segurança Urbana, já subscrita por 42 deputados.
"É papel do Estado oferecer segurança e tranquilidade para a população trabalhar e ter seus momentos de lazer sem a ameaça da violência", declarou Felício na abertura dos trabalhos. Para o deputado, essa frente parlamentar não vai concorrer com a comissão permanente de Segurança Pública da Assembleia, pois enquanto a comissão é uma reunião de parlamentares, a frente é um fórum aberto para ouvir a sociedade, mais precisamente as pessoas envolvidas com a questão da segurança urbana.Felício é favorável ao fortalecimento das guardas civis e sua integração com outras forças de segurança.
Para comprovar que a questão da segurança é uma preocupação antiga, Vanderlei Siraque (PT) citou passagem bíblica em que Cristo afirma que "o ladrão vem para matar, roubar e destruir". O parlamentar também entende que as ditaduras por que o país passou legaram um "Estado de polícia centralizada" ao Brasil. Ao defender uma melhor definição dos papéis das guardas municipais, ele disse que precisa ser debatido o fato de empresas privadas poderem fazer uso de armas, enquanto as guardas municipais sofrem restrições.
Essa falta de regulamentação também foi levantada pelo deputado federal Vicentinho (PT/SP). Uma lei que regulamente essa atuação, argumentou Vicentinho, é para preencher um vácuo que nenhuma outra corporação consegue, que é o policiamento comunitário mais próximo da população.
Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco e presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, disse que os municípios são excluídos na hora de realizar segurança pública, mas são compelidos a participar na hora do orçamento, quando são instados, por exemplo, a fornecerem alimentos ao efetivo policial e a fazerem doação de prédios e viaturas. Gilson disse que o Ministério da Justiça divulgou pesquisa afirmando que onde há guardas municipais, a violência é menor.
Já o sindicalista Carlos Augusto, do Sindicato de Guardas Municipais, argumentou que a sociedade não aguenta mais conflitos. "Esse modelo de segurança pública atual não atende as necessidades da população", protestou.
Olimpio Gomes (PDT), outro deputado integrante da frente, também apoiou a integração das guardas às políticas de segurança. "Municípios que têm condição de criar guardas civis, não podem prescindir delas", afirmou o parlamentar, que é major da Polícia Militar.
O padre Gunther Alois Zgubic, da Pastoral Carcerária, alertou que nos últimos 15 anos houve um ingresso três vezes maior de jovens no ambiente carcerário, e que em pouco tempo eles retornam ao convívio da sociedade.
Ainda participaram os vices-prefeitos Luis Largueza, de Santa Bárbara D"Oeste, e Amarildo Zorza, de Cordeirópolis. Zorzo disse que mesmo os municípios com menos população sofrem com a violência, pois os infratores de municípios mais populosos, quando há maior repressão onde estão, eles migram para as cidades vizinhas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações