Exposição fotográfica itinerante - Como Salvar a Ilha de Moçambique








Por iniciativa do deputado José Candido (PT), foi aberta na noite da última terça-feira, 16/03, na Assembleia, a exposição fotográfica itinerante Como Salvar a Ilha de Moçambique?, projeto da ONG Círculo de Mulheres da Ilha de Moçambique. O organizador do evento, Carlos Pinto de Magalhães, explicou o objetivo da exposição: "Esta exposição tem a finalidade de informar a todos sobre a situação caótica do patrimônio cultural da humanidade que é a Ilha de Moçambique".
De acordo com ele, a Ilha oferecia condições para as pessoas viverem tranquilamente. Porém, com a guerra civil, devido à enorme quantidade de minas que foram plantadas nas fazendas do continente, começou a ocorrer uma grande migração da população agrícola em busca da segurança que a Ilha de Moçambique oferecia.
Com a fuga em massa, a ilha não suportou a superpopulação: "Evidentemente que ela não tinha estrutura para arcar com toda essa população, e consequentemente começou a ruir", ressaltou o curador Carlos Pinto de Magalhães.
Um pouco de História
Classificada pela Unesco como patrimônio da humanidade, a cidade da Ilha de Moçambique foi até 1822 capital de Moçambique e importante entreposto comercial dada a sua estratégica localização geográfica, que a fez ponto de passagem e parada obrigatória de todo o comércio da costa oriental africana dos séculos XV ao XVIII.
O cruzamento de rotas fez nascer uma cultura islamizada, fruto do contato entre árabes, africanos e europeus. Com uma elevada densidade populacional, ocupa uma reduzida área de 1km² e possui como atividades principais a pesca, o comércio e o artesanato, com destaque aos trabalhos prata.
A exposição
Os habitantes da Ilha de Moçambique, principalmente as mulheres, através da pergunta que deu título à exposição itinerante, querem salvar o patrimônio arquitetônico responsável por levar a ilha a ser considerada pela Unesco patrimônio da humanidade.
Terminada a exposição, as sugestões e assinaturas recolhidas durante a exposição serão enviadas para a Unesco como forma de pressionar o governo moçambicano a estruturar uma política socioeconômica para o país e preservar as edificações da ilha, importante patrimônio para o fomento do turismo.
De acordo com o curador e organizador do evento, a exposição é levada para regiões que possuam valor histórico e cultural, promovendo uma interação entre os habitantes dessas regiões. No Brasil, a exposição já passou pelo Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas, e fica no Espaço Cultural V Centenário, na Assembleia Legislativa, até 26 de março de 2010.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações