CPI das Tevês por assinatura é prorrogada




Foi aprovado nesta terça-feira, 22/11, requerimento do deputado Edmir Chedid (DEM) solicitando a prorrogação por 60 dias dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a prática de irregularidades e de má qualidade na prestação de serviços de tevê por assinatura.
Durante o curso de seus trabalhos, a comissão tomou ciência de ofícios com relatos de reclamações contra as empresas de televisão por assinatura encaminhados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e também pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Um dos dados apresentados foi o acréscimo de 24% no número de reclamações de consumidores desde julho de 2010 até julho de 2011.
A falta de concorrência no setor, em que três empresas (NET, SKY e TVA) dominam 80% do serviço, também foi considerada como geradora de descaso com o consumidor. Outros problemas apontados ainda foram a falta de normas da Anatel em relação a parâmetros de medição da qualidade de serviço para nortear o trabalho desenvolvido pelas terceirizadas e o número excessivo de inserções comerciais, que chegam a 23% do tempo nos canais infantis, segundo dados da Proteste.
Representantes das empresas prestadoras de serviços de tevê por assinatura (NET, SKY, Grupo Telefonica e TVA) e o presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) também foram ouvidos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações