Comissão de Segurança Pública vai convidar Saulo de Castro para audiência


Os membros da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa decidiram nesta quarta-feira, 10/8, convidar o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu para audiência sobre a política de segurança do Estado de São Paulo. Na ocasião, o secretário também será inquirido sobre o episódio em que supostamente teria praticado abuso de poder, determinando a prisão do proprietário e do segurança do restaurante Kosushi, na capital. A data ainda será definida. Também serão convidados, em outra ocasião, as pessoas envolvidas no episódio e o delegado titular do 15º Distrito Policial.
O autor da solicitação de comparecimento do secretário, deputado Vanderlei Siraque (PT), concordou em convidar Saulo de Castro, ao invés de convocá-lo, após a deputada Rosmary Corrêa (PSDB) informá-lo de que o titular da pasta da Segurança Pública já ter se comprometido a prestar esclarecimentos à comissão.
Questão de ordem
Dos 14 itens da pauta apreciada nesta quarta-feira, seis são projetos. Entretanto, somente um foi votado, os outros cinco tiveram pedidos de vistas deferidos pelo presidente da comissão, deputado Afanasio Jazadji (PFL). Foi aprovado o parecer favorável, com emenda, ao Projeto de Lei 695/2004, do deputado José Bittencourt (PTB), que estabelece normas de segurança para carga e descarga de valores em estabelecimentos financeiros.
Romeu Tuma (PMDB) indagou da presidência sobre uma questão de ordem formulada à Mesa a respeito do pedido de vistas de projetos. Cada deputado pode pedir vistas de um ou mais projetos apenas uma vez. O prazo de análise é de três dias, após o que o projeto volta à pauta da comissão. Como se trata de uma medida que, muitas vezes, é usada com a finalidade de protelar a tramitação de projetos, a questão foi levantada para verificar se é regimental limitar o número de pedidos. Entretanto, a Mesa Diretora ainda não se pronunciou.
Sem graça de ligar para o delegado
Segundo Romeu Tuma, foi esse o sentimento que teve quando seu escritório político " que é extensão do gabinete parlamentar " foi furtado. Tuma ficou "sem graça" porque, segundo ele, permanece indefinida a situação de 19 policiais civis que estavam afastados para prestar serviços à Assembléia Legislativa e não tiveram seus comissionamentos renovados pelo governo estadual. Apesar dos pedidos oficiais do Poder Legislativo, os policiais tiveram suas gratificações cessadas retroativamente a 14 de março deste ano. Tuma pediu que o presidente da comissão solicitasse à Mesa a análise dos casos pela Procuradoria da Casa.
O afastamento de servidores públicos estaduais entre os Três Poderes do Estado de São Paulo é regulado pela Lei 10.261/1968 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo), e a cessão só ocorre mediante pedido da autoridade e com a concordância expressa do órgão cedente. O servidor afastado pode receber o vencimento de sua secretaria de origem durante o período ou tê-lo suspenso, para receber pelo órgão que o requisitou. Terminado o prazo do afastamento sem que tenha sido renovado, o servidor deve se apresentar à origem para reassumir suas funções.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações