Deputado participa de cerimônia de assinatura dos contratos do Porto Universidade

A execução do projeto Porto Universidade foi confirmada na última sexta-feira, dia 25, com a assinatura do contrato entre o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) e as quatro empresas portuárias que irão financiar as pesquisas previstas no projeto. A cerimônia aconteceu na sede do jornal A Tribuna de Santos e teve a participação do diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) (idealizador do Porto Universidade) e de representantes da Santos-Brasil, Rodrimar, Libra e Tecondi. O ato foi acompanhado pelo editor-chefe de A Tribuna, Marcio Calves; pelo gerente comercial e marketing, Márcio Delfim; e pelo coordenador do IPAT, Alcindo Gonçalves.
Com a participação de 16 instituições de ensino superior, o projeto terá quatro linhas de pesquisa. A primeira, O Mercado de Trabalho no Porto de Santos, fará um perfil do profissional que atua diretamente na operação portuária. O Impacto Econômico do Porto de Santos na Baixada Santista determinará qual a importância desses serviços para o desenvolvimento da região.
Também será estudado Porto-Cidades - O relacionamento da população com o Porto de Santos, sobre a opinião dos habitantes da Baixada Santista em relação ao complexo portuário e a sua integração com os municípios. Por último, haverá O Porto do Futuro - Como será o Porto de Santos em 2017, com uma projeção de 20 anos da movimentação de cargas, da expansão física e da demanda de mão-de-obra do cais.
Durante a reunião, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, destacou o apoio do jornal à série de pesquisas. ''Este é um trabalho que reuniu todas as universidades da região e as maiores empresas do porto. E tudo que é tão importante para o porto e a Baixada Santista tem o apoio de A Tribuna'', destacou.
Para o diretor do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi), César Floriano, os dados obtidos serão ''essenciais para o empresário. Temos informações sobre um setor específico, mas não sobre o todo e como esse todo interage com a região. Isso irá facilitar tanto investimentos como a gestão dos nossos recursos humanos''.
A conclusão de Floriano foi complementada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa. Para o parlamentar, a partir dessas pesquisas, o poder público poderá definir quais demandas atender, especialmente na qualificação da mão-de-obra. ''Será um diagnóstico que irá nortear as ações dos governos''.
O projeto Porto Universidade e o cronograma de divulgação das pesquisas serão apresentados oficialmente na próxima sexta-feira, na Associação Comercial de Santos. A expectativa é que o primeiro levantamento, específico sobre o mercado de trabalho portuário, seja publicado pelo jornal A Tribuna no dia 29 de julho.
Após cada publicação, a comissão de universidades realizará debates e fóruns para discutir os resultados da pesquisa com representantes de sindicatos do porto, autoridades públicas e comunidade em geral. De acordo com o deputado Paulo Alexandre, uma cópia de cada pesquisa será entregue ao governador José Serra e aos representantes da Codesp e da Secretaria Nacional dos Portos.
No dia 1°, também será lançado o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto), que terá, entre as suas finalidades, o fomento de pesquisas científicas em diversas áreas, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Porto, entre outros.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações