Luisa Libardi alcança uma visão real densa de emoções e livre de uma evolução da fantasia



O elemento principal na obra de Luisa Libardi é a recusa ao anedótico e ao detalhe particular em beneficio de uma atmosfera que palpita. O objetivo que persiste em suas telas é tratado numa dimensão latu sensu, num espaço dinâmico, onde o sentimento da pintora e as sensações do observador se encontram e se fundem na critica e na penetração da obra.
A artista conseguiu elaborar uma interessante fusão entre o fazer pós-impressionista e certos conhecidos movimentos e estruturações abstracionistas, no desejo de alcançar a visão de uma realidade densa de emoções e livre de todas as possibilidades de evolução da fantasia. Seja a construção, seja a cor com a qual a artista piracicabana dá vida às imagens que alcançam o seu espírito levam o carimbo da originalidade e o que mais conta, testemunham uma maturidade lírica do sentimento.
As cores claras explodem não só cromaticamente, mas também como ato de confiança na vida, como esperança e profecia do futuro. Podemos dizer que quanto mais se desgasta a forma, mais evidentes se tornam o tom e o contraste, na tentativa de fixar um instante daquela emoção que a natureza estimula, mas não retém, uma emoção religiosa que, nos dias hoje, não pode ser que sentimental, romântica e apocalíptica.
Além de dar ênfase ao transformar das coisas e do ser, "Socas de Canas II" e "Cores do Poente", obras doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, são composições que "vivem" na velatura da cor e na transparência dos elementos da composição, acentuando a sensibilidade da artista com relação ao desenvolvimento do tema de sua predileção: a cana-de-açúcar.
A Artista
Luisa Libardi - pseudônimo artístico de Maria Luisa Scudeller Libardi - nasceu em Piracicaba em 1958. Formou-se em Engenharia Civil em 1981. Realizou cursos de pintura com os consagrados artistas Noberto Stori, Ida Zami, Sarah Goldman Belz, entre outros. Durante dois anos, juntamente com os artistas Norberto Stori e Magliani, participou de um curso de pintura com modelo vivo.
Realizou as seguintes exposições individuais: Galeria SESC, Piracicaba; Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, São José do Rio Preto (1988); "Instante de Luz", Grande Hotel São Pedro, São Pedro; Museu Luiz de Queiroz, Piracicaba (1989); "Rimas Coloridas", Galeria Colombo, Piracicaba (1990). Casa do Povoador, Piracicaba (1991); Centro Cultural da ESALQ, Piracicaba (1993); Campus Taquaral, UNIMEP Piracicaba; Galeria de Artes Anglo, Rio Claro (1994); Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1996); Galeria Engenho Central, Piracicaba (1998 e 2003); Parque Avenida Galeria de Arte, SP (2004).
Dentre as exposições coletivas destacam-se: Salão de Belas Artes de Piracicaba (1986, 1989, 1990, 1991, 1993 e 1994); Semana Cultural de Piracicaba (1987 e 1988); Coletiva de Artes Plásticas de Araraquara (1988, 1989 e 1990); Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto (1989, 1990 e 1991); XVI; IV Mostra de Artes Plásticas de Itatiba; Museu Nacional de Etnologia e Folclore; Salão de Artes "Liwanacu"- Museu Nacional de Arqueologia, La Paz, Bolívia (1989); Exposição de Artes Plásticas de São João da Boa Vista (1989 e 1993); Salão Oficial de Belas Artes Plásticas de Matão (1989 e 1991); Salão Limeirense de Arte Contemporânea, Limeira (1989, 1991 e 1992); XXV Salão Arararense de Artes Plásticas; I Salão de Artes Plásticas de Cerquilho; VI Salão de Artes Plásticas de Itanhaém (1990); Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (1990 e 1996); "Busca", no Hall do Teatro Municipal (1991); "Técnicas, Tendência e Confrontos 140 Anos de Arte", Hall do Teatro Municipal Dr. Losso Neto, Piracicaba; Espaço Cultural Casper Líbero, SP; Imprensa Oficial do Estado, SP (1992); Salão de Artes de São Bernardo do Campo, SP (1992 e 1993); Salão de Abril, Franca, SP; Salão de Belas Artes de Araras, SP; II Sindcon Artes, Campinas, SP; XXXIII Salão Araraense de Artes Plásticas (1993); I Salão Vinhedense de Artes Plásticas, SP; XXIII Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP (1995); Espaço Cultural da CESP em Leme, SP; XIV Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, SP; V Salão de Artes Plásticas de Avaré, SP; Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto, SP (1996); Casa do Povoador, Piracicaba (1997 e 2001); Salão de Artes de Itajaí, SC (1997); Espaço de Arte Marilu e Centro Cultural Gaia, Piracicaba (1998 e 1999); Galeria SESC, Piracicaba (1998); Salão do Século, Piracicaba (2000); "Um olhar de artista sobre o Engenho Central", Piracicaba; "Grupo 7 + 2", Casa do Povoador, Piracicaba (2001); Salão Barbarense de Artes Plásticas, Santa Bárbara d'Oeste (2001 e 2002); "Grupo 7 + 2" (Con)vivendo com o HIV", UNIMEP, Piracicaba; "Grupo 7 + 2", Galeria SESC, São Carlos, SP (2002); Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (2003) e Espaço Cultural Blue Life, SP (2004).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações