Prêmio Camélia da Liberdade 2009 é marcado pela diversidade SOS Racismo


A entrega dos prêmios do Concurso de Redação Camélia da Liberdade " 100 anos de Solano Trindade, ocorreu, no dia 21/10, na sala Guiomar Novaes, na Funarte, em São Paulo.
Representantes de diversos segmentos sociais estiveram na cerimônia, que contou ainda com a participação de familiares de Solano Trindade, um dos mais conceituados ativistas brasileiros da igualdade racial.
Entre as autoridades estiveram presentes o deputado José Candido (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e coordenador do SOS Racismo, entidade do Parlamento paulista apoiadora do prêmio pela segunda vez. "É uma honra para o SOS Racismo participar desse movimento organizado pelo Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (Ceap))", declarou Candido.
O secretário-executivo do Ceap, Ivanir dos Santos, deixou a plateia comovida com sua história de vida, ao explicar o objetivo do projeto Camélia da Liberdade e a importância do concurso. "Sou babalaô. Não estou aqui para converter ninguém, mas para que seja respeitada a diversidade, e também para sensibilizar empresas e educadores a abraçarem a causa da política afirmativa em prol do movimento negro e a aplicação da Lei Federal 10.639/2003, que instituiu a inclusão nos currículos escolares da História da África e da Cultura Afrobrasileira".
"Acreditamos na transformação por meio da educação", acrescentou Fabrício Nunes, coordenador do Núcleo de Patrocínio de São Paulo da Petrobras, empresa patrocinadora do Concurso 2009.
O vencedor do prêmio, Caio Henrique Geloramo Moreira, agradeceu os coordenadores da Fundação Casa pelo apoio a seus estudos sobre Solano Trindade. A escola onde Caio estuda ganhou um laboratório com dez computadores.
"É pela educação que transformaremos a sociedade. Precisamos trabalhar para a concepção de um novo modelo de educação no Brasil, baseado também nas matrizes africanas e indígenas", ressaltou Rafael Pinto, coordenador-executivo do Camélia da Liberdade, etapa São Paulo.
Ao todo foram centenas de redações desenvolvidas por alunos do ensino médio de 130 escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares, inscritos apenas na etapa São Paulo. O Camélia da Liberdade 2009 é um projeto do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), que trata da valorização da cultura africana e dos afrodescendentes. Esta é sua segunda edição em São Paulo e seu objetivo é estimular o conhecimento dos jovens quanto à consolidação da Lei Federal 10.639/2003, por meio da história de Solano Trindade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações