As "mandalas" de Edith Neves: motivos rítmicos em forma e cores


"A arte, para mim, é como um alimento espiritual, um instrumento para desenvolver minha missão, trazendo através desta, uma alegria e realização artística para os outros", com essa afirmação, Edith Neves se posiciona frente à arte.
A necessidade de conteúdo para Edith Neves é tema e objetivo na sua pintura, na qual a fantasia figurativa e de composição é estritamente congênita. O filão estético em que opera é, tendencialmente, aquele do abstracionismo, mas o que distingue a sua pintura são as inúmeras situações informais, em que a matéria se constitui de rigor executivo e em cujos pilares encontramos associado um espontâneo componente decorativo.
Sua renúncia aos tons atmosféricos ou às simbologias é exemplar. A sua tenacidade e o seu zelo nos oferecem uma imagem de pesquisadora serena e precisa. Edith Neves faz de suas obras uma contínua variação sobre motivos rítmicos em forma e cores, enquanto parece recuperar sobre a tela certos efeitos volumétricos, como suas mandalas brilhantemente sustentadas pelas graduações assumidas através de cores acrílicas.
A artista considera que o seu trabalho atual é um retorno ao mundo infantil, com recordações de vivências felizes, de brinquedos, jogos, passeios, transformados em emoções multicoloridas e que estão contidas no subconsciente. Não há dúvida que tudo isso aflora no momento da criação, através das formas e cores, compondo esse abstracionismo lúdico, que passa ao espectador, transmitindo alegria e mostrando a possibilidade de, ao fazer a leitura dos seus quadros, o público coloque suas emoções, suas angústias e suas felizes lembranças infantis a serviço da arte.
A contribuição da cor em suas formas torna-se elemento fundamental para alcançar uma precisa correspondência emotiva e uma sabida resolução das percepções do conhecimento. Em "Composição Lúdica", obra doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, o todo gera uma imagem pura amarrada ao ritmo da composição.
A Artista
Edith Neves nasceu em São Bento do Sapucaí no ano de 1939. É artista plástica, pintora, professora de Arte e Curadora na Galeria de Arte Parque Avenida. Formou-se em Arte pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Cursou "Crítica de Artes" - extensão universitária - pela Unesp/Apca (1982) e "Estudos de Museus de Arte" - especialização - pelo Mac/Usp (1995). Desde o ano 2003, transferiu-se para a Bahia onde instalou seu atelier em Salvador.
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, ressaltando-se: KLM - Gallery, São Paulo (1974); Museu de Arte Brasileira - Faap - São Paulo (1975); "Festival de Arte" - Canizares Galeria Bahia (1976); Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau, Itabúna (1978); União Cultural Brasil-Estados Unidos (1979); Centro Cultural Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (1982); Galeria Bauhaus, Londrina (1985); "Teoria e Prática da Cor" - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (1992); "Oficina de Xilogravura" - Sesc Pompéia, São Paulo (1995); Museu Banespa, São Paulo (1996); Conjunto Nacional, São Paulo (2000); Parque Avenida Galeria de Arte (2001); "80 Milhões de Mulheres" - Centro Cultural Júlio Prestes, São Paulo; e "Arte Interativa" - Biblioteca Mário de Andrade (2002).
Possui obras em importantes acervos particulares e oficiais, destacando-se: Museu de Arte Contemporânea de Americana; Galeria do Sesi/Fiesp, São Paulo; Galeria Aliança Francesa, São Paulo; Galeria Ucbeu, São Paulo; Cada da Cultura, Ilhéus, Bahia; Hotel Transamérica Comandatuba; Galeria Canizares da UFBA; e Art Selection, Uulheim, Ruhk, Alemanha e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações