Presidente da Fundação Palmares fala sobre metas da entidade

DA REDAÇÃO
O governo federal redefiniu a linha de trabalho da Fundação Cultural Palmares, mas uma de suas grandes áreas de atuação deve ser a ação solidária, em conjunto com outros ministérios, afirmou o presidente da entidade, Ubiratan de Castro, durante encontro com militantes e representantes de movimentos negros, nesta sexta-feira, 23/5, na Assembléia Legislativa. "A desigualdade racial é um dos elementos que estrutura a pobreza no Brasil", disse Ubiratan. A reunião foi promovida pelo deputado Simão Pedro (PT) e contou com a participação do deputado Sebastião Arcanjo (PT).
A fundação, criada em 1988 e vinculada ao Ministério da Cultura, deve ter sua ação voltada mais para o âmbito cultural, preservando os valores culturais, sociais e econômicos relativos à influência negra. Outras questões de interesse da comunidade afro-brasileira devem ficar por conta da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Social, criada em março último pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e comandada pela assistente social paulista Matilde Ribeiro.
Historiador e professor da Universidade Federal da Bahia, Ubiratan de Castro lembrou que a fundação foi uma resposta menor do que a demanda do movimento negro, que ansiava por entidade que acolhesse todas as reivindicações e não somente as culturais. Além disso, o problema das pequenas dotações orçamentárias se agravou no governo Fernando Henrique.
No processo de redefinição da Fundação Palmares, é necessária a compreensão do racismo no Brasil, disse Castro. "Há um quadro de exclusão desde a abolição e, desde então, acumulam-se desfavorecimentos, responsáveis pela desigualdade e estratificação. Como os mecanismos de reprodução dessa desigualdade continuam a operar, é preciso agir com políticas de reparação. Cabe a nós intervir no combate ao racismo na produção cultural, lutando contra a invisibilidade na imprensa, avivando a identidade negra, mantendo tradições", afirmou. Ubiratan também entende que devem ser tomadas ações para o fortalecimento de movimentos, comunidades, indivíduos e organizações governamentais e não-governamentais que trabalhem em prol da identidade negra e da preservação da memória em museus, universidades, associações culturais e bibliotecas.
O presidente da fundação destacou a importância de informar toda a sociedade, o que seria outra grande linha de atuação. Para tanto, a idéia é atingir a comunicação de massa com a criação da rádio e TV Palmares. Com a obrigatoriedade no ensino fundamental e médio de matéria sobre a história e cultura negra, caberá à fundação articular os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs), que, com recursos do CNPq e CAPS, atuarão na formação de professores.
Além deste aspecto, o historiador pretende implantar gestão participativa na entidade. O projeto de diretrizes será divulgado pela Internet. Audiências públicas serão realizadas e grupos de consulta permanente constituídos.
Do ponto de vista emergencial, informou Ubiratan, há ação no sentido de encaminhar alimento e ações que abranjam 50 comunidades quilombolas. Segundo ele, ao longo do governo Fernando Henrique Cardoso, apenas 42 comunidades quilombolas foram tituladas e três comunidades de terreiro tombadas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações