Solenidade na Assembléia comemora o Dia do Professor





Com a presença de professores, associações da categoria e deputados, foi comemorado na noite desta segunda-feira, 15/10, o Dia do Professor. O deputado Roberto Felício (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, conduziu a solenidade e parabenizou os profissionais de ensino pelo trabalho que realizam na formação do cidadão.
Roberto Felício disse à reportagem do Diário da Assembléia que a data não é apenas de comemoração. Serve principalmente como um reconhecimento da sociedade pela contribuição que os professores dão ao ensinar as crianças e prepará-las para o futuro. Felício apontou diversos problemas na profissão, inclusive a falta de estímulo " segundo matéria veiculada em O Estado de S. Paulo, existe carência de professores em muitas áreas, e os formandos estão optando (71% deles) por outras profissões.
O deputado falou ainda da necessidade da mudança do perfil de financiamento para a Educação, com melhores condições de trabalho para professores, melhores salários, mais infra-estrutura " computadores, por exemplo. "O Estado brasileiro deve entender a Educação como uma questão fundamental para o desenvolvimento do país".
Felício contou que fez até o curso médio em escola pública e que a educação privada com padrão de excelência é um mito. "Às vezes a família abre mão de itens que lhe são fundamentais a fim de pagar a escola dos filhos e não recebe a educação esperada. Há algumas escolas excelentes, mas são exceções", disse o deputado.
Questão ideológica
Segundo Felício, há uma questão ideológica que pretende minimizar a responsabilidade do Estado nas áreas que são de sua alçada, como Educação e Saúde. Ao abrir mão de cobrar essa responsabilidade, o cidadão está tomado pela Síndrome da Desistência. O deputado diz que o cidadão deve cobrar uma educação de qualidade de um "Estado adequado", aquele que intermedeia as aspirações das partes envolvidas, tomando para si aquilo que é fundamental, como saneamento básico, saúde e educação.
Roberto Felício comentou também as novas exigências do governo federal para que as prefeituras possam aderir ao programa de financiamento, Fundeb, principalmente no cumprimento do quesito que prevê a alfabetização dos alunos até, no máximo, a segunda série do ensino fundamental, com avaliação feita por provas. "A alfabetização a que a cartilha do Fundeb se refere é a do reconhecimento dos signos, isto é, do aluno ter na segunda-série a possibilidade e a obrigação de entender e reproduzir esses signos e o governo, de cobrar esse conhecimento. Ao flexibilizar demais as avaliações, alguns governos se deram mal e estão tendo de rever a periodicidade das provas, como acontece atualmente em São Paulo".
Com todos esses problemas, entretanto, o deputado acredita que a Educação tem como melhorar e vai depender da ação de todos, não só dos governos, mas, e principalmente, dos pais dos alunos que acreditam na Educação como o veículo que vai tornar seus filhos melhores do que eles, os pais, são.
Compareceram ao evento representantes de diversas entidades de professores, entre elas a Adunesp, Sinpeem e Sindsep.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações