Constituição, Justiça e Redação elege vice-presidente
01/06/2011 19:36





A Comissão de Contituição, Justiça e Redação da Assembleia paulista, sob a presidência da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), elegeu por unanimidade, nesta quarta-feira, 1º/6, como seu vice-presidente para o biênio 2011/2012 o deputado João Antonio (PT).
A comissão também deliberou sobre pauta de pareceres favoráveis, destacando-se entre os itens votados a Proposta de Emenda à Constituição 1/2011, do deputado Fernando Capez (PSDB), que garante gratuidade nos transportes coletivos urbanos para passageiros portadores de deficiência.
O principal debate, no entanto, se deu em torno da PEC 4/2011, do deputado Samuel Moreira (PSDB) e outros, que prevê a alteração da data de posse dos deputados estaduais paulistas de 15 de março para 1º de fevereiro, a partir de 2018. Pedido de vistas da proposta, feito pelo deputado André Soares (DEM), adiou a votação do parecer favorável à proposta, permitindo que se amplie o tempo de discussão do assunto.
Segundo Capez, para essa alteração no Regimento Interno é necessário mudar a Constituição Federal que determina em quatro anos o tempo de um mandato de deputado estadual. Com a alteração, os eleitos em 2014 teriam seu mandato reduzido para três anos, nove meses e 15 dias.
O deputado Alex Manente (PPS) comunicou haver entendimento entre a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília, com a qual esteve recentemente em contato, e a Assembleia, para que esta Casa manifestasse sua concordância propondo a alteração.
Sugestão apresentada pelo deputado João Antonio (PT) de apresentação de moção à Câmara dos Deputados para uma mudança de regra de exceção específica que atenda à excepcionalidade de um mandato de três anos, nove meses e 15 dias, foi aceita pelos demais integrantes da comissão e será elaborada com a autoria da CCJR, conforme ideia do deputado Cauê Macris (PSDB).
O fato de haver um projeto da deputada Vanessa Damo (PMDB) igual e anterior ao Projeto de Lei Complementar 13/2011, do Executivo, que cria a aglomeração urbana de Jundiaí, gerou um pedido da deputada de adiamento da votação e juntada dos dois projetos.
O deputado Salim Curiati (PP), como vem fazendo há semanas no Plenário da Casa, voltou a defender a votação de projeto de sua autoria que dá independência financeira ao Legislativo. Curiati entende que sem autonomia financeira, o Judiciário, o Legislativo e o Ministério Público têm suas prerrogativas constitucionais prejudicadas.
Além dos citados, participaram também da reunião os deputados Alencar Santana e Geraldo Cruz, ambos do PT, e Afonso Lobato (PV).
A CCJR aprovou ainda dez pareceres favoráveis: a dois projetos do governo e a oito projetos parlamentares.
A pauta da reunião e sua ata podem ser consultados através do portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no link Comissões, e a íntegra dos projetos mencionados e sua tramitação, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações