Parlamento Jovem elege mesa diretora em clima de emoção

MAU.jpg)




Na manhã desta sexta-feira, 23/11, foram reiniciados os trabalhos do segundo dia do Parlamento Jovem 2007. Sob a coordenação da deputada Célia Leão (PSDB), os 93 jovens deputados " um deles está de licença " foram chamados, por ordem alfabética, para serem diplomados. Escolas da capital e do interior do Estado foram representadas pelos 12 partidos inscritos, entre eles, o da agricultura, emprego, direitos humanos, saúde, educação e outros.
O juramento de compromisso foi declarado por Andressa Franciele de Moraes Sartorelli, de Iparaçu do Tietê e, em seguida, teve início a apresentação das três chapas concorrentes para a Mesa Diretora. Os presidentes dirigiram-se à tribuna para defender as propostas.
Mariana Matheus, da chapa Igualdade, disse que não buscaram representar grupos isolados, mas o bem geral. Segundo ela, "os sonhos dos jovens são frustrados porque não somos ouvidos pela sociedade". Para Rodrigo Cunha, da LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), somente a união entre os deputados é capaz de encontrar soluções para os problemas. Isabela Canhoni, ao expressar os ideais da denominação Anita Garibaldi, usou o fato de ela ser mulher e ter sido eleita como um exemplo de democracia.
O Senador Eduardo Suplicy, que cumpria outra agenda na Casa, compareceu ao Parlamento Jovem para prestigiar os participantes. Ele falou sobre o início na carreira política e deu um conselho. "A transparência é muito importante. Vocês devem questionar sempre os eleitores sobre decisões que pretendem tomar", finalizou.
O presidente da Assembléia, Vaz de Lima, também esteve no Plenário Juscelino Kubitscheck. Ele se referiu ao Senador Suplicy como "uma alta autoridade da República" e considerou a sua presença uma excelente oportunidade para demonstrar o respeito democrático, mesmo em meio às diferenças partidárias. "Somos capazes de distinguir entre o que a pessoa é, a ideologia que ela defende e a função que exerce", observou.
Célia Leão deu continuidade à eleição da mesa e o momento foi marcado por muita expectativa e emoção. Os 93 jovens puderam exercer a cidadania por meio do voto eletrônico aberto. As chapas foram simbolizadas pelas cores vermelha, amarela e verde. Conforme anunciado previamente, a votação aconteceria em, no máximo, dois escrutínios " um tipo de 1° e 2°. turnos.
Na primeira votação foi desclassificada a chapa Igualdade, da cor verde, e a disputa entre a vermelha e amarela, no segundo turno, foi acirrada. O que se viu a seguir foi, de acordo com Célia Leão, algo inédito em nove anos de Parlamento Jovem. As duas chapas empataram, ambas com 46 votos. Ao aluno Addans Layon Costa Soares coube o voto de minerva. Ele votou na cor amarela do painel eletrônico e deu vitória à chapa Anita Garibaldi.
Os quatro componentes da mesa eleita foram Isabela Canhoni, como presidente, Marcos Batalha Júnior, o vice. O primeiro secretário é Murylo Muller Cesar e a 2ª secretária, Mariane Meneses. Eles tomaram seus lugares à mesa e deram continuidade aos trabalhos do dia. O primeiro assunto na ordem do dia foi a apresentação dos projetos de leis dos deputados do Parlamento Jovem Paulista 2007.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações