Comissão de Transportes elege presidente


29/06/2007 19:34

Compartilhar:

Deputado Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DEMARCHI COM TRANSP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Aldo Demarchi (DEM) foi eleito na tarde desta quinta-feira, 28/6, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa de São Paulo. Por cinco votos a quatro, ele derrotou o candidato do Partido Verde, Edson Giriboni. Além de seu próprio voto, o representante dos Democratas recebeu o apoio dos deputados Antônio Mentor (PT), José Zico Prado (PT), Roberto Morais e Campos Machado (PTB). "Tenho consciência da importância desta Comissão para a Assembléia e, na condição de seu presidente, darei maior agilidade à discussão dos projetos que atendam aos interesse prioritários dos setores de transporte e comunicações do nosso Estado", declarou Demarchi logo após a eleição.

Responsável, entre outras coisas, pela análise de projetos e contratos relativos a obras do Metrô, do Rodoanel e das concessões das rodovias paulistas, a comissão que Aldo Demarchi passa a presidir é considerada por muitos a mais importante das 23 comissões permanentes da Assembléia.

As Comissões Permanentes são órgãos técnicos compostos por grupos de sete, nove ou onze deputados indicados para compô-las por períodos de dois anos e têm a incumbência de discutir e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições antes de sua votação em Plenário. Elas também estão aptas a promover estudos sobre problemas de interesse público, acompanhar as atividades de Secretaria de Estado, entidade autárquica ou paraestatal, tomar iniciativa na elaboração de proposições ligadas aos estudos que realizar e deliberar "ad referendum" do Plenário (situação em que a comissão vota o projeto e o Plenário apenas se manifesta, sem discussão, pela concordância ou não com a decisão) sobre projetos que envolvam os seguintes assuntos: aquisição, permuta e cessão de bens imóveis; declaração de utilidade pública de associações civis; denominação de estabelecimentos próprios públicos; transferência de cargos públicos de um para outro quadro, desde que não importe aumento de despesa; realização de audiências públicas; recebimento de petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades; convocação de secretários de Estado.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp