Solenidade abre o Parlamento Jovem 2009















Foi aberta nesta quinta-feira, 5/11, a 11ª edição do Parlamento Jovem, em solenidade realizada no Hall Monumental da Assembleia Legislativa. Em 2009, é a vez de 94 alunos do ensino médio das redes pública e particular paulista participarem, divididos em 12 partidos, de acordo com o teor de suas propostas.
O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, falou aos jovens das atribuições do Legislativo, que são representar o povo paulista, fiscalizar o Executivo através de CPIs e do Tribunal de Contas e, principalmente, legislar. Mas ressaltou que "a margem de apresentação de projetos é delicada", por conta de restrições constitucionais que determinam que apenas o Executivo possa apresentar propostas que criem despesas. Porém, segundo Munhoz, esses projetos têm de ser aprovados pela Assembleia e o são, geralmente com aperfeiçoamento dos deputados, na forma de emendas.
"Não há nada pior que a desinformação", disse o presidente dirigindo-se aos jovens, citando a má fama dos políticos brasileiros. "Isso é culpa dos próprios políticos, não dos bons, que são a maioria, mas dos maus, que fazem um estrago tão grande que leva as pessoas a pensarem que política é só safadeza. Mas política é bem diferente", continuou Munhoz. Política é uma atividade muito gratificante, por tratar do bem público, disse. Por fim, ele manifestou a esperança de que o Parlamento Jovem desperte em seus participantes uma maior compreensão do que é realmente a política.
A atualidade dos temas dos projetos de lei apresentados foi destacada por Maria Lúcia Prandi (PT), que citou que o partido com mais propostas foi o da Natureza (29 PLs), seguido pelo da Educação (22 PLs), o que mostra a preocupação dos jovens com a qualidade de vida. Prandi festejou ainda a grande participação feminina, de 50%.
Luiz Carlos Gondim (PPS), ao saudar os jovens, declarou estar orgulhoso pois os PLs apresentados mostram o bom futuro que almejam para o Estado de São Paulo. João Barbosa (DEM) considerou o Parlamento Jovem uma oportunidade de tratar a política como deve ser tratada, como ação de pessoas sérias.
"Daqui a alguns anos, vocês se lembrarão da importância de ter participado do Parlamento Jovem, de se envolver", disse Uebe Rezeck (PMDB), que disse que política é ter amor ao próximo, de lutar pelo bem da população. Vanessa Damo, também do PMDB, informou ser a deputada estadual mais jovem de São Paulo, e disse ter entrado na vida pública "por ter vontade de contribuir". Ela aconselhou os jovens a nunca desistirem, nunca pararem diante de obstáculos, "pois é através dessa força que podemos contribuir para a sociedade".
"Ano que vem haverá eleições, e todos chegam aos mandatos escolhidos pelo povo", lembrou Conte Lopes (PTB), 1º vice-presidente da Assembleia. Segundo ele, para reconhecer um político honesto, deve-se conhecer sua vida pregressa. Carlinhos Almeida (PT), 1º secretário da Assembleia, falou que a maioria dos PLs apresentados versa sobre o meio ambiente e isso mostra preocupação com o planeta. "Como cidadãos, vocês ajudarão a fazer do Estado de São Paulo um modelo de responsabilidade com o meio ambiente", disse.
A solenidade foi encerrada com uma apresentação do coral do Projeto Guri " Polo Casa da Solidariedade II, com regência de Geni Barbosa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações