Eduardo Guardia presta esclarecimentos sobre lei de anistia fiscal
29/05/2003 21:39

DA REDAÇÃO
O secretário da Fazenda Eduardo Guardia compareceu nesta quinta-feira, 29/5, à reunião conjunta das Comissões de Finanças e Orçamento, presidida pelo deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) e de Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Ítalo Cardoso (PT). A reunião teve o objetivo de esclarecer a anistia fiscal concedida à Restco Comércio de Alimentos Ltda., detentora da marca McDonald's no Brasil.
A aprovação da Lei 9903/97 e de sua emenda de nº 6 pela Assembléia, que à época derrubou o veto do governador Mário Covas ao projeto, possibilitou que a empresa fosse beneficiada com o cancelamento de 89 autos de infração, que totalizavam 31,6 milhões, pelo não recolhimento do ICMS de 92 a junho de 1998. A empresa já havia sido beneficiada por outra lei (8.198/92 - que isentava bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres do recolhimento do imposto de períodos anteriores a 1992). Desta forma, a rede McDonald's só passou a efetivamente pagar o ICMS a partir da metade de 1998. Desde então está em situação regular, segundo informações do secretário.
Histórico
Guardia, ao responder as perguntas dos deputados, fez um digressão histórica demonstrando que a participação da Secretaria da Fazenda só se deu no cumprimento de uma lei aprovada pela Assembléia. Lei que, segundo o secretário, não tinha a concordância da Fazenda, nem do governador.
Alguns parlamentares da oposição questionaram o porquê do próprio governo ou órgão vinculado a ele não entrar com uma ação por inconstitucionalidade. Segundo o secretário, a da procuradoria jurídica da secretaria na época entendeu que o caráter imperativo da Lei impedia essa ação.
O líder do governo na Assembléia, deputado Vanderlei Macris, afirmou que os esclarecimentos prestados por Guardia foram suficientes para elucidar os fatos e comprovar que a isenção aconteceu por um entendimento diverso da Assembléia com relação ao Poder Executivo..
Mais depoimentos
Questionado por deputados da oposição ao governo sobre a inexistência de qualquer Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) relativa à matéria, o secretário admitiu que houve e até hoje ainda há dúvidas jurídicas quanto ao assunto. Guardia informou que, em razão dessas dúvidas, órgãos do governo, como o Ministério Público, sindicatos, partidos políticos e a própria Mesa Diretora da Assembléia que, teriam por lei direito assegurado a mover uma Adin não o fizeram.
O deputado petista Ítalo Cardoso ressaltou que os esclarecimentos que poderiam ser feitos pelo atual secretário, o foram, mas que permanece ainda a necessidade de ouvir o ex-secretário da pasta, Yoshiaki Nakano, o ex-coordenador-chefe da Diretoria de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Clóvis Panzzarini e o ex-diretor executivo da Diretoria de Administração Tributária, Roberto Antonio Mazzonetto.
O deputado Roberto Felício (PT) defendeu a medida tomada pelo Ministério Público Estadual e o deputado Vitor Sapienza (PPS) considerou a ação inócua e, "provavelmente baseada em cartas anônimas".
Participaram da reunião os deputados Vitor Sapienza e Arnaldo Jardim (ambos do PPS), Carlinhos Almeida, Cândido Vaccarezza, Sebastião Almeida, Roberto Felício, Emidio de Souza, Sebastião Arcanjo e Enio Tatto (todos do PT), Campos Machado e Roque Barbiere (ambos do PTB), Vaz de Lima e Vanderlei Macris (ambos do PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações