CPI da Guerra Fiscal ouve presidente da Rede Empresas de Energia Elétrica


A comissão parlamentar de inquérito consituída pela Assembléia para investigar a guerra fiscal entre os Estados brasileiros ouviu informalmente nesta quinta-feira, 1/3, o depoimento do presidente da Rede Empresas de Energia Elétrica, Evandro Coura. O caráter informal da reunião deveu-se à falta de quórum.
Wilson Ferreira Junior, presidente das empresas Companhia de Luz e Força Santa Cruz, Companhia Paulista de Força e Luz e Companhia Paulista de Força e Luz Piratininga, que também deveria participar da reunião, encaminhou solicitação de adiamento de sua oitiva para o dia 7/3.
Descontos em tarifas são ilegais
O deputado Geraldo Lopes (PMDB) fez vários questionamentos a Evandro Coura. O primeiro deles foi sobre a existência de descontos nas tarifas oferecidas pela Rede aos consumidores de energia. Coura respondeu que a concessionária não oferece qualquer tipo de desconto a nenhum consumidor, pois a prática é vedada pela legislação pertinente ao setor.
Lopes insistiu na questão dos descontos na base de cálculo do ICMS, mas o empresário voltou a afirmar que desconhecia tal procedimento em quaisquer das empresas coligadas e esclareceu que o ICMS é calculado sempre sobre a demanda faturada.
ICMS e autos de infração
Geraldo Lopes perguntou também se há métodos diferentes de recolhimento do ICMS nos Estados em que a Rede opera. Evandro Coura disse que o método é sempre o mesmo. As alíquotas do tributo é que são diferentes em cada Estado. A empresa atua no Pará, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, sul de Minas Gerais e Paraná.
Em relação à pergunta feita por Geraldo Lopes sobre autos de infração aplicados à Rede pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o depoente explicou tratar-se de diferenças de entendimento sobre a incidência do ICMS nas tarifas para consumidores de baixa renda. A empresa presidida por Evandro Coura entende que não haveria incidência do tributo porque tais tarifas são subsidiadas pelo governo federal. A Secretaria da Fazenda, por seu turno, entende que há incidência do imposto.
Conforme informou Coura, o caso tramita na Justiça Estadual, que permitiu à empresa concessionária de energia que o valor pleiteado pela Fazenda estadual seja pago apenas ao final do julgamento.
O deputado Geraldo Lopes comunicou ao presidente da comissão, deputado Roberto Morais (PPS), que Carlos Ergas e Irapuã Oliveira Costa, da Elektro Eletricidade e Serviços S/A, solicitaram que seus depoimentos sejam feitos em reunião fechada. A oitiva está programada para a próxima quarta-feira, 7/3.
O parlamentar sugeriu ainda ao presidente que o trabalho da CPI seja concluído com os elementos que a comissão já possui. O deputado Roberto Morais disse que iria consultar os demais membros da CPI sobre os dois assuntos e comunicaria a decisão a Lopes.
O Plenário da Assembléia aprovou nesta quinta-feira a prorrogação dos trabalhos da CPI até o dia 14/3.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações