Lei da Defensoria Pública recebe veto parcial do governador
10/01/2006 18:02

A história da criação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo vive neste início de ano mais um de seus capítulos. O governador Geraldo Alckmin sancionou, nesta segunda-feira, 9/1, a Lei Complementar 988, de 2006 (publicada no Diário Oficial do Executivo em 10/1), que cria o órgão e institui o regime jurídico de carreira do defensor público, mas encaminhou à Assembléia veto a sete das 31 emendas, de autoria dos deputados e incorporadas ao texto quando da aprovação do Projeto de Lei Complementar 18/2005 pelo Legislativo em 14/12/2005.
A discussão do assunto, na Assembléia paulista, que durou alguns anos e se encerrou com a votação pelo Plenário que aprovou a matéria, uniu deputados defensores dos direitos humanos em sua defesa, e causou polêmica entre oposição e governistas por conta das diferentes opiniões sobre a urgente necessidade da criação do órgão, mas não só. No próprio Judiciário, o debate foi quente já que a função, em razão da inexistência da Defensoria no Estado de São Paulo, era exercida pelas Procuradorias de Assistência Judiciária Civil e Criminal, subordinadas à Procuradoria Geral do Estado, que prestavam serviço de assistência jurídica gratuita à população desde 1947.
A promulgação da Emenda Constitucional 45 pelo governo federal, estabelecendo autonomia administrativa e funcional e orçamento próprio aos órgãos estaduais e municipais das Defensorias, impulsionou a aprovação do novo órgão paulista, que incluiu, através de emendas parlamentares, os atuais servidores da Assistência no quadro de cargos recém-criados para o funcionamento do novo organismo. Foi justamente este ponto que motivou o veto do governador, que alegou inconstitucionalidade na transformação dos cargos. Em sua justificativa, o Executivo alega que os defensores públicos, por força da Constituição estadual, só podem ter acesso ao cargo via concurso público. E aí recomeça o debate cujo encerramento definitivo cabe aos parlamentares estaduais. O final da discussão terá, mais uma vez, como palco o Plenário da Assembléia.
Entre as demais emendas vetadas, sobre as quais os deputados estaduais darão a palavra final, outra que se destaca é a que trata da cota para negros e afrodescendentes concorrentes ao cargo de defensores públicos. Conforme o texto do projeto aprovado pela Assembléia, os afrodescendentes teriam 30% de reserva do total de vagas disponibilizadas. O próprio Executivo, no entanto, encaminhou, na mesma data, para a apreciação do Legislativo, o Projeto de Lei Complementar 1/2006, que disciplina o ingresso de negros e afrodescendentes aos cargos de defensores públicos, estabelecendo o Sistema de Pontuação Acrescida para os assim auto-declarados. Pelo Sistema pretendido pelo governador, à nota final obtida pelo concorrente, em igualdade de condições aos demais, será acrescida pontuação máxima no item títulos, estabelecida conforme o edital correspondente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações