Deflagrado processo preparatório para Conferência Estadual de Direitos Humanos



Entidades, movimentos e grupos específicos de defesa dos direitos humanos reuniram-se nesta terça-feira, 20/9, na Assembléia Legislativa, para participar dos trabalhos coordenados pelo deputado Ítalo Cardoso (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa. O encontro teve por objetivo sistematizar o processo de debates temáticos que irão ocorrer nas conferências regionais em todas as regiões administrativas do Estado, visando à composição de subsídios para a V Conferência Estadual de Direitos Humanos, que será realizada em dezembro próximo.
Ítalo Cardoso afirmou que a conferência poderá ser um instrumento para aperfeiçoar o Plano Estadual de Direitos Humanos, criado em 1997, e que necessita ser revisto para atender a sociedade. De acordo com o deputado, "a conferência não possui caráter deliberativo, porém é balizadora das ações do governo estadual e do Poder Legislativo na elaboração das leis dos direitos humanos".
O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) - órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, João Frederico dos Santos, considerou que o espaço de preparação da conferência é de suma importância, pois proporciona visibilidade pública ao conselho, permitindo interação e integração com a sociedade. Santos chamou a atenção para o fato de que a Secretaria Nacional de Direitos Humanos foi, por decreto, rebaixada a subsecretaria ligada à Secretaria Geral da Presidência e não ao Ministério da Justiça, o que, no seu entender, "é inexplicável para um governo que se diz preocupado com os problemas sociais, mas que os coloca em segundo plano". A articulação para que o Congresso Nacional reverta esse decreto será um dos itens dos debates.
O prefeito do município de Porto Ferreira, Mauricio Sponton Rasi, lembrou a necessidade de não se atrelar a violação dos direitos humanos somente à violência no sistema prisional. Para Rasi, existe um grande preconceito, pois não se pode privilegiar os que violaram em detrimento dos que sofreram a violação. Não só no sistema prisional encontram-se injustiçados. "É preciso que a sociedade, envolvida por suas particularidades culturais, não aja de forma a estigmatizar as vitimas da violação de direitos. É preciso aprofundar as discussões, e as conferências regionais irão oferecer essa oportunidade", afirmou.
Antonio Funari Filho, ouvidor da Polícia, disse que para se obter êxito na conferência é necessária a participação articulada de toda a sociedade civil. Na sua gestão frente à Ouvidoria, Funari declarou ser o combate à tortura seu objetivo maior. "A tortura em todas as suas formas, seja física ou psicológica, é sempre uma demonstração de violência covarde contra a sociedade, principalmente quando disfarçada de manutenção da ordem social. Nem na guerra, quando existe licença para matar, a tortura é permitida", enfatizou o ouvidor.
A V Conferência Estadual de Direitos Humanos, organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Alesp, pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e pelo Condepe, será realizada nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2005, na Assembléia Legislativa. Depois de todas as discussões temáticas e reflexões sobre a promoção dos direitos humanos, sobre o papel do Estado e da sociedade civil, será produzido um relatório final a ser encaminhado ao governador do Estado, ao presidente do Poder Legislativo, ao presidente do Tribunal de Justiça, ao procurador-geral de Justiça e ao secretário Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações