Aretuza: uma ninfa no coração da avenida Paulista
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Na mitologia grega, Aretuza era uma ninfa " espíritos habitantes de lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas " do Peloponeso e da Sicília. Era companheira de Ártemis, a deusa ligada à vida selvagem e à caça (Diana, para os romanos). Aretuza foi perseguida pelo rio Alfeu e socorreu-se à Ártemis, que a transformou em fonte.
É por causa da mitologia que a deusa é freqüentemente erigida como adorno de fontes ou entre plantas, caso deste monumento que fica no Parque Siqueira Campos, na avenida Paulista.
É obra do artista Francisco Leopoldo e Silva (Taubaté, 1879 " São Paulo, 1948), que foi discípulo de Amadeo Zani e estudou em Roma com Arturo Dazzi. Sua produção compreende a figura humana, o retrato e a arte religiosa. É autor do primeiro nu feminino colocado, em 1922, no cemitério da Consolação. Foi colega de Brecheret no ateliê de Arturo Dazzi, na Itália, mas optou por uma obra mais conservadora, enquanto Brecheret seguiu a corrente modernista.
O parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como parque Trianon, foi inaugurado em abril de 1892, com a abertura da avenida Paulista na cidade de São Paulo. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon.
O nome Trianon veio do fato de, naquele tempo, existir no local onde hoje se situa o Museu de Arte de São Paulo, em frente ao parque, um clube com o nome Trianon. Em 1924, o parque foi doado à prefeitura e, em 1931, recebeu sua denominação atual, em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista, Antônio de Siqueira Campos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações