Audiência pública debate a sexualidade na terceira idade


Da Redação
A convite da frente parlamentar pró-envelhecimento saudável o ginecologista- obstetra e professor da Universidade Metropolitana de Santos, Benjamin Rodrigues Lopes, debateu nesta quarta-feira, 16/3, na Assembléia Legislativa, o tema Sexualidade na Terceira Idade.
De forma descontraída, o médico explicou à platéia de idosos - em sua maioria mulheres - que o fato de uma pessoa ter chegado à idade "experiente" não significa que ela tenha que deixar de sentir as várias formas de prazer, entre eles o sexual.
"Amor e sexo são diferentes: o amor aproxima as pessoas e o sexo, algumas vezes, pode afastá-las. O segredo, explicou Lopes, é não esquecermos que o sexo não é apenas um mecanismo de prazer. Através dele podemos contrair diversas doenças, entre elas a Aids".
De acordo com Benjamin Lopes, há cerca de 20 anos, para cada 100 pessoas com idade igual ou superior a 59 anos, três eram portadoras do vírus da Aids. "Hoje, esse número reduziu a oito infectados para cada cem pessoas. Ou seja, aumentou 300%. Esse índice se deve à vergonha do parceiro ou da parceira em pedirem para que seu companheiro use preservativo, ao desconhecimento da existência de métodos contraceptivos ou, pura e simplesmente, ao machismo".
Saúde e prazer
"Em pleno século XXI ainda existem muitas pessoas que desconhecem o seu corpo. Esse número é ainda maior entre os mais 'experientes' e, mesmo em menor quantidade, pessoas esclarecidas, após anos de vida em comum, confessam que não sabem o que é prazer". Mas não são só as mulheres que enfrentam problemas sexuais, "tanto que o Viagra é o segundo remédio mais vendido, perdendo apenas para a Aspirina". Entre confidências e brincadeiras, Benjamin Rodrigues lembrou que após os 60 anos muitas pessoas perdem o interesse pelo sexo, "preferindo o carinho, a conversa e a amizade do parceiro".
Contrariando a velha frase que a mulher é o sexo frágil, o médico informa que até os 59 anos as mulheres vivem mais que os homens. "Na verdade, nós somos o sexo frágil. A rotina atribulada, a falta de cuidados com a saúde, o uso do cigarro e a ausência de exercícios físicos aumenta a incidência de infarto entre os homens. Mas esse número volta a se igualar após a velhice", explicou o profissional.
Preocupada com os direitos dos idosos, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), coordenadora da frente de trabalho, ressaltou a necessidade de os vários grupos de idosos conhecerem e cobrarem a implementação do Estatuto do Idoso. "Pensando nisso, estamos elaborando uma cartilha simples, didática, com os principais pontos do Estatuto."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações