Estado pode construir imóveis ecológicos na Baixada

A Baixada Santista pode ser a primeira região do Estado de São Paulo a ter conjuntos habitacionais construídos com técnicas e materiais de preservação ambiental. As moradias seriam erguidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para as famílias que deixarão áreas de preservação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão.
Nos próximos dias, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) se reunirá com diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Habitação e da CDHU para discutir a proposta. O parlamentar estará acompanhado de uma comitiva formada por especialistas em projetos de construções ecológicas. "Vamos solicitar que os editais de licitação para a construção de moradias no Bolsão 9, em Cubatão, sejam elaborados com a previsão de utilização racional dos recursos naturais, como sistemas de captação de água de chuva, aquecimento solar e centrais para tratamento de resíduos", explicou.
De acordo com o deputado, o "conjunto ecológico" não aumentará os custos da construção. "Pelo contrário, haverá até a economia, considerando que eventuais sobras poderão ser reaproveitadas na própria obra. Um exemplo é a fabricação de bloquetes para calçamento". Outra sugestão que será levada à Secretaria da Habitação é a construção de usinas de reciclagem. O objetivo é reduzir a zero a geração de lixo e proporcionar uma fonte de renda aos moradores. Com a eliminação do lixo e a economia de água e luz, a expectativa é que haja uma redução de até 50% no valor das taxas condominiais.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações