Frente em Defesa da Ferrovia recebe secretário dos Transportes Metropolitanos



A Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), recebeu nesta quinta-feira, 22/3, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Segundo os deputados, o objetivo da Frente Parlamentar é sensibilizar o governo estadual para que o transporte ferroviário ganhe importância em todo o Estado. "O que queremos é colocar a questão da ferrovia na agenda do governo estadual e ampliar os investimentos neste tipo de transporte não só na região metropolitana, mas para o interior", argumentou Bragato.
O deputado Hamilton Pereira (PT) destacou que a frente retoma os trabalhos de uma CPI que analisou a situação da malha ferroviária no Estado e constatou que está abandonada, sem qualquer manutenção por parte das concessionárias. "O trem deve ser visto como alternativa concreta para o deslocamento da população não só na Região Metropolitana de São Paulo, mas integrando a capital a Sorocaba, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto etc. A frente deve também buscar a interlocução entre o governos estadual e federal, no sentido que a malha ferroviária paulista volte para a mão do Estado e que os contratos com as concessionárias sejam revistos", disse.
Balanço e planos futuros
Jurandir Fernandes fez um balanço do que já foi investido na rede metropolitana de transporte com destaque para o Metrô e a CPTM. Ao apresentar números do aumento de oferta, o secretário destacou que houve um crescimento exponencial do número de passageiros. "Só com a linha 4 tivemos um acréscimo de 600 mil passageiros por dia. Em um ano, mais 1,1 milhão de passageiros passaram a usar o transporte interligado da ferrovia com o Metrô", informou.
O secretário apresentou também as metas de expansão do sistema até 2014, com o acréscimo de 44 km na rede da CPTM, com oito novas estações e a incorporação de 125 novos trens. No Metrô está prevista a entrada em operação de 27 novas estações, com uma ampliação de 30 km de cobertura e a incorporação de 15 novos trens e a modernização dos 98 já existentes.
Jurandir destacou que o sistema integrado de transporte terá a incorporação de novos corredores de ônibus e do monotrilho do Morumbi. Outro ponto salientado pelo secretário é que a licitação para a compra dos novos trens será aberta exclusivamente para empresas brasileiras, como forma de estimular a indústria nacional.
Questionamentos parlamentares
Após as explicações sobre os projetos em execução e as expansões previstas, o secretário respondeu a questões dos parlamentares. O deputado Welson Gasparini (PSDB) reiterou as críticas sobre o abandono da malha ferroviária que liga a capital ao interior e destacou algumas iniciativas privadas que estão optando pelo transporte ferroviário como forma de baratear os custos. O secretário paulista afirmou que o governo do Estado quer a parceria com o governo federal e está aberto ao diálogo e ao trabalho conjunto para melhorar e ampliar a malha ferroviária estadual.
Quanto às questões levantadas pelo deputado Vitor Sapienza (PPS), Jurandir Fernandes informou que tecnicamente os trens do Metrô possuem seis carros por ser tecnicamente o melhor tamanho para a composição, considerando velocidade, tempo de frenagem e intervalo entre os trens.
Quanto ao transporte de cargas e aos diversos tipos de uso da ferrovia, pergunta formulada pela deputada Maria Lucia Amary (PSDB), o secretário respondeu que a viabilidade econômica para o transporte de carga se dá a partir de um trecho maior ou igual a 250 km, portanto em malha ferroviária que hoje pertence à União.
Ao responder aos deputados João Caramez e Ary Fossen (ambos do PSDB), o secretário afirmou que estão sendo realizados estudos para a implementação do ferroanel. Diferentemente da licitação para compra dos trens, a licitação de empresas para a execução das obras civis não pode restringir o acesso a empresas estrangeiras quando os recursos para as obras vêm de organismos internacionais, disse Jurandir Fernandes.
Ao encerrar sua participação, o secretário informou que a elaboração dos projetos para implementação do transporte de passageiros via trens ligando São Paulo a Jundiaí, São Paulo a Sorocaba e São Paulo a Santos já estão em andamento. Ele ainda convidou os deputados Hamilton Pereira e Maria Lucia Amary para uma reunião sobre o traçado da ferrovia que irá ligar São Paulo a Sorocaba. (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações